Secretário Mauro Albuquerque recebe visita do Secretário Nacional de Políticas Penais e apresenta o modelo de gestão prisional no Ceará

15 de abril de 2025 - 11:57

O secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Mauro Albuquerque, recebeu a visita do Secretário Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), André Garcia. A agenda teve como objetivo principal apresentar o modelo de gestão adotado no sistema penitenciário cearense, que tem se destacado como referência nacional.

Durante a visita institucional, Mauro Albuquerque detalhou as estratégias e avanços da pasta, com destaque para o uso pioneiro de câmeras corporais pelos policiais penais, implementadas desde 2023. O equipamento tem se mostrado uma ferramenta eficaz para garantir mais segurança, transparência e controle nas ações realizadas dentro e fora das unidades prisionais. O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a adotar essa tecnologia no sistema penitenciário, reforçando seu compromisso com a modernização e a integridade do setor.

A visita também incluiu uma passagem pelo Centro de Controle e Monitoramento (CFTV), onde é realizado o acompanhamento, em tempo real, das câmeras instaladas nas unidades prisionais. O espaço é fundamental para reforçar a vigilância, garantir maior segurança e permitir uma resposta mais rápida a qualquer ocorrência no ambiente prisional. Além disso, a comitiva conheceu os novos veículos recentemente incorporados à frota penitenciária. A SENAPPEN entregou uma série de veículos que reforçam a estrutura da Secretaria, contribuindo para um sistema mais seguro e eficiente. Desde a criação da SAP, em 2019, já foram entregues 65 viaturas, 3 carros adaptados para gestantes e pessoas com deficiência, 70 veículos administrativos e 5 ambulâncias. Além disso, o estado recebeu 9 ônibus e 11 vans adaptadas para o transporte de internos, somando também uma variedade de outros veículos, todos destinados a aprimorar o serviço e garantir maior mobilidade e segurança para as operações da Secretaria.

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, fala sobre a importância da visita. “Este encontro é um marco na busca contínua por aprimorar e inovar as práticas no sistema penitenciário brasileiro. O Ceará tem se dedicado ao fortalecimento de políticas que vão além da segurança, abrangendo a ressocialização e a humanização do tratamento das pessoas privadas de liberdade. Nosso modelo, com foco em resultados, busca não apenas a eficiência, mas também a transformação social. Estamos abertos a novas parcerias e desafios, pois acreditamos que a colaboração entre os estados e o Governo Federal é fundamental para consolidar avanços significativos em todo o País”, disse.

O secretário nacional de políticas penais (SENAPPEN), André de Albuquerque Garcia, comenta sobre a visita.“Vim conhecer o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará, que tem à frente o secretário Mauro, uma referência nacional, especialmente na área de segurança penitenciária. Também pude acompanhar de perto os investimentos realizados com recursos do Fundo Penitenciário Nacional, como a entrega de viaturas ao estado. A visita reforça a importância da parceria contínua e da troca de experiências entre o governo federal e o estado do Ceará”, afirma.