Ouvidoria da SAP recebe selo Prata na Avaliação de Desempenho da CGE

7 de maio de 2025 - 11:39

A Ouvidoria da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará foi reconhecida com o selo Prata na Avaliação de Desempenho das Ouvidorias Setoriais, promovida pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). A premiação foi realizada no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Fortaleza, durante a II Reunião da Rede de Ouvidorias de 2025, que marcou o encerramento do ciclo avaliativo.

O reconhecimento representa o esforço contínuo da SAP em aprimorar seus canais de escuta e atendimento ao cidadão. A iniciativa da CGE teve como objetivo fortalecer a qualidade dos serviços prestados pelas ouvidorias setoriais, promovendo maior eficiência, resolutividade e transparência. As ouvidorias foram classificadas em três categorias de desempenho – Ouro, Prata e Bronze – com base em critérios como cumprimento de prazos, qualidade das respostas, atuação estratégica e alinhamento com as diretrizes da política estadual de ouvidoria.

Nesta edição, realizada durante um período de transição no modelo avaliativo, a CGE adotou critérios diferenciados para atribuição das notas, conforme estabelecido na Portaria CGE nº 07/2025. A Ouvidoria da SAP reforça seu compromisso com a participação social e a melhoria contínua dos serviços oferecidos ao cidadão, buscando sempre aprimorar os canais de comunicação e fortalecer a transparência na gestão pública.

A Ouvidora da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará, Débora Rebêlo, comemora a conquista. “Receber o Certificado Prata é motivo de orgulho para a Ouvidoria da SAP. Esse reconhecimento reforça nosso compromisso com a qualidade, a transparência e a escuta ativa da sociedade. É resultado do trabalho de uma equipe dedicada a oferecer um atendimento eficiente, empático e alinhado às diretrizes da política estadual de ouvidoria. Mais do que cumprir prazos, buscamos resolver as demandas dos cidadãos com responsabilidade e humanização. O selo nos motiva a aprimorar ainda mais os serviços, fortalecer a confiança nas instituições e valorizar a participação social”, disse. 

A coordenadora da Célula de Ouvidoria da CGE, Larisse Moreira, fala sobre a importância da avaliação. “Reformulamos a avaliação de desempenho das ouvidorias estaduais com o objetivo de incentivar a proatividade e o aprimoramento contínuo do trabalho realizado. Substituímos o antigo ranqueamento por notas por um modelo de classificação em categorias — ouro, prata e bronze — justamente para evitar a desmotivação e promover o reconhecimento do avanço de cada ouvidoria. A avaliação leva em conta critérios como a resolução das demandas do cidadão, o cumprimento dos prazos, a capacitação técnica dos ouvidores — que precisam estar certificados e em constante formação —, além do engajamento nas reuniões e entrega de relatórios. Também valorizamos a percepção do próprio cidadão, que avalia se sua demanda foi resolvida, tornando o processo mais transparente e participativo. Nosso foco é garantir um padrão de qualidade e atuação em toda a rede estadual”, afirma.