Alunos da Escola Estadual de Educação Profissional para Pessoas Privadas de Liberdade participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

23 de maio de 2025 - 14:08

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização reconhece a educação como um pilar essencial para a reintegração social das pessoas privadas de liberdade no sistema prisional do Ceará. Em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, por meio da Coordenadoria de Educação, a SAP promove ações que ampliam oportunidades de aprendizado e abrem caminhos para um futuro mais digno e produtivo.

Com o objetivo de incentivar a ressocialização por meio do conhecimento, alunos da Escola Estadual de Educação Profissional para Pessoas Privadas de Liberdade de Itaitinga (EEEPPPL) participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

O exame foi aplicado na própria escola para estudantes do Ensino Médio Integrado, oferecendo uma experiência educativa que estimula o interesse pela astronomia, astronáutica e outras ciências de forma criativa e colaborativa. Essa iniciativa representa um avanço significativo na missão da  EEEPPPL, que se dedica a fortalecer a inclusão social e o desenvolvimento integral de seus estudantes. 

O coordenador de educação, Rodrigo Moraes, celebrou a participação dos alunos na olimpíada. “A SAP comemora mais um importante avanço em sua missão de promover educação de qualidade para pessoas privadas de liberdade. A realização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica na  EEEPPPL representa não apenas um marco institucional, mas também um forte compromisso com a inclusão social, a ressocialização e a valorização dos talentos e potencialidades desses estudantes. Acreditamos que a educação, a capacitação técnica e o trabalho são os pilares fundamentais para transformar vidas, oferecer novas perspectivas e construir caminhos reais para a reintegração social. Essas ações vão além do ensino formal: são instrumentos de empoderamento, esperança e mudança, capazes de resgatar a dignidade e promover a cidadania plena”, afirma.

O diretor da Escola Estadual de Educação Profissional para Pessoas Privadas de Liberdade de Itaitinga (EEEPPPL), Rafael Cavalcante, ressalta que a educação é um pilar fundamental para o crescimento intelectual e profissional dos alunos. “A realização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica na  EEEPPPL de Itaitinga reforça nosso compromisso com a inclusão, a ressocialização e a valorização do potencial dos estudantes privados de liberdade. A participação na OBA garante a esses estudantes acesso às mesmas oportunidades educacionais e científicas oferecidas a outros alunos da rede pública, superando barreiras sociais e simbólicas. Além disso, atividades como essa fortalecem o senso de pertencimento e dignidade, ampliam as perspectivas de futuro e promovem a reintegração social por meio do conhecimento”, atenta.

O interno e estudante da Escola Estadual de Educação Profissional para Pessoas Privadas de Liberdade de Itaitinga (EEEPPPL), Vicente Marcélio de Almeida, agradece a chance de vivenciar essa oportunidade. “Participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica foi uma experiência incrível. Nunca tinha participado de uma olimpíada antes, e essa vai ser a primeira de muitas. Quero aproveitar todas as oportunidades que a escola oferecer. Voltar a estudar foi um divisor de águas na minha vida. Aqui, além de aprender conteúdos, aprendemos a ser pessoas melhores. Sou muito grato a todos os professores, coordenadores e ao diretor por permitirem que eu faça parte dessa turma”, disse.