SAP promove palestras sobre relações institucionais no contexto carcerário para alunos da terceira turma do curso de formação dos novos policiais penais do Ceará

3 de julho de 2025 - 17:37

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, por meio da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR), realizou uma manhã de palestras voltadas à capacitação da terceira turma do curso de formação da Polícia Penal. O evento, realizado no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), reuniu 120 alunos e teve como objetivo apresentar o papel de diferentes instituições no funcionamento do sistema prisional cearense.

As palestras fazem parte da grade curricular do curso e reforçam o compromisso da SAP com a formação de profissionais qualificados, preparados para atuar com responsabilidade e excelência na garantia dos direitose na promoção da segurança no sistema prisional.

Durante a programação, o presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Ceará (COPEN), Dr. Jorge Bheron Rocha, destacou a importância do órgão na fiscalização das unidades prisionais e na formulação de políticas públicas voltadas à melhoria do sistema. Na sequência, a defensora pública Nelie Aline — que atua no Núcleo de Execuções Penais e no Núcleo de Execução Penal (NUDEP), apresentou a atuação da Defensoria Pública no contexto prisional, enfatizando a relevância da instituição na defesa dos direitos da população privada de liberdade.

O presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Ceará (COPEN), Dr. Jorge Bheron Rocha, parabeniza a turma. “Hoje é um dia de evidência, de protagonismo. Quero agradecer a presença de todos e desejar uma carreira brilhante aos futuros policiais penais. É fundamental que o Estado reconheça o valor da função que cada um exercerá. O que eu digo a vocês é: entendam a importância dessa missão e defendam essa ideia desde o início. O sistema precisa de servidores comprometidos com o que representam”, destacou.

A defensora pública e supervisora do Núcleo de Execução Penal (NUDEP), Nelie Aline, fala da importância da palestra. “É fundamental que a Defensoria participe do curso de formação de policiais penais justamente para que eles compreendam qual é o papel da instituição dentro do sistema prisional. Assim, poderão entender o que a Defensoria faz, como atua e quais pedidos podem ser encaminhados diretamente aos juízes e também aos diretores das unidades prisionais”, afirma.

A coordenadora da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR), Tereza de Castro, destaca a importância dos temas abordados. “As duas palestras desta manhã tiveram o objetivo de apresentar aos alunos o trabalho desenvolvido por essas instituições dentro do sistema prisional. É fundamental que os futuros policiais penais compreendam a importância do que o defensor público faz, bem como o papel do COPEN na fiscalização e no aprimoramento das nossas práticas. Considero que foi um momento muito enriquecedor, pois conseguimos mostrar como essas instituições também contribuem com o trabalho da Secretaria, especialmente no que diz respeito à garantia de direitos e à promoção da ressocialização”, avaliou.