Polícia Penal do Ceará promove 2º Curso de Atirador Designado com participação de forças de segurança de todo o País

21 de julho de 2025 - 11:43

A Polícia Penal do Ceará promoveu, em parceria com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), o 2º Curso de Atirador Designado. Com carga horária média de 80 horas, a capacitação reuniu 25 alunos de diferentes forças de segurança do País.

O curso teve a participação de policiais penais do Ceará que integram o grupo tático e o quadro de instrutores de tiro da instituição, além de profissionais da Polícia Penal do Rio Grande do Norte (PP-RN), da Polícia Penal do Distrito Federal (PP-DF), da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), da Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

A formação foi coordenada pelo Tenente Mendes, sniper do BOPE da PMCE e referência em tiro de precisão no estado. Ele também atuou como principal instrutor do curso, trazendo uma abordagem voltada para o aperfeiçoamento técnico dos agentes, com foco em operações reais e protocolos de segurança em ações táticas.

Durante a formação, os alunos foram submetidos a instruções intensivas em ambiente controlado e em campo, com simulações de alvos móveis, disparos de longa distância, reconhecimento de alvos, comunicação em dupla e uso de equipamentos de observação, entre outros conteúdos específicos da atividade de atirador designado.

A realização do curso reforça o compromisso da SAP com a formação continuada da categoria e com a qualificação técnica de seus grupos especializados. A capacitação também fortalece o intercâmbio de conhecimento entre as instituições, promovendo a integração tática e operacional das forças que atuam na linha de frente do combate ao crime.

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, fala sobre o curso. “Nossos policiais precisam estar preparados para qualquer cenário — seja dentro ou fora das unidades. Trabalhamos com situações reais, complexas, que exigem precisão e capacidade de resposta imediata. Essa formação é parte do nosso projeto de fortalecimento da Polícia Penal como força de atuação tática e inteligência. Não há espaço para amadorismo quando o objetivo é proteger vidas”, concluiu. 

O sniper do BOPE da PMCE e instrutor do curso,  Tenente Mendes, fala da importância da formação. “O curso é essencial para fortalecer a atuação tática das forças de segurança. Ele prepara o policial para agir com precisão e responsabilidade em situações de alta complexidade, ampliando a proteção às equipes e à sociedade. Além do aprimoramento técnico, o curso promove a integração entre as instituições — como Polícia Penal, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal — reforçando a cooperação entre as forças e gerando ganhos concretos para a segurança pública”, disse. 

O policial penal, Vanderson Teixeira, agradece a oportunidade. “Participar deste curso foi uma experiência extremamente valiosa. O treinamento oferece técnicas avançadas e o uso de equipamentos e munições diferenciadas, que fazem a diferença nas operações. Hoje, a Polícia Penal do Ceará tem uma complexidade grande de atuação e quanto mais qualificado for o agente, melhor será a resposta da instituição e maior o benefício para a sociedade”, afirma.