Projeto Mulheres Táticas: SAP promove 8ª edição da aula de armamento e tiro para mulheres profissionais das forças de segurança do Estado

27 de agosto de 2025 - 17:05

Com o intuito de realizar o desenvolvimento técnico no tiro desportivo, valorizar a presença feminina nas corporações e promover a integração de mulheres profissionais das forças de segurança, a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização promoveu, nesta segunda-feira, 26, um treinamento de armamento e tiro para integrantes o projeto “Mulheres Táticas”, capacitação voltada para mulheres da Polícia Penal cearense e de outras instituições da segurança pública. A 8ª edição da aula foi ministrada pelo titular da SAP, Mauro Albuquerque.

O estande de tiro da SAP recebeu aproximadamente 42 mulheres de diversas regiões do Estado. A ação aconteceu em celebração aos 5 anos da Polícia Penal do Ceará, comemorado no mês de agosto e contou com policiais penais, guardas municipais, policiais civis e militares e demais órgãos. Também esteve presente a Secretária Municipal de Segurança Pública e Cidadania do Eusébio, Dra. Rejane Sales.

As integrantes do projeto participaram de um momento teórico como instruções sobre armamento e tiro e simulações práticas envolvendo alvos e reféns e disparo de longa e curta distância, experiências que proporcionam um aprendizado técnico mais próximo das atividades profissionais das servidoras.

A policial penal Flávia Mendes, idealizadora do projeto, ressalta a relevância da integração que a iniciativa proporciona. Com mais de 200 mulheres participantes, a ação reúne profissionais de várias forças coirmãs. ”O objetivo principal da aula foi fortalecer as habilidades táticas e operacionais dessas mulheres, mas também reforçar a integração entre diferentes instituições, mostrando que, unidas, somos mais fortes e melhor preparadas para enfrentar os desafios da segurança pública. Não poderia deixar de agradecer ao nosso Secretário Mauro Albuquerque, pelo apoio fundamental ao projeto, e ressaltar a honra de termos ao nosso lado um instrutor tão renomado, que tem contribuído imensamente para o crescimento e preparo das mulheres policiais”, afirmou.

Durante o momento aconteceu a assinatura do Projeto de criação da Comissão Mulheres Táticas, um avanço que marca o compromisso da SAP na valorização das mulheres na segurança pública. O documento foi assinado pelo secretário Mauro Albuquerque, que participa da formação como um dos instrutores. O titular reforça comprometimento da Secretaria com a qualificação das profissionais. “É importante mostrar a força da mulher policial penal e das profissionais das outras forças de segurança, mulheres que diariamente fazem com muita dedicação a segurança do Estado e de cada cidadão. É nossa missão valorizar nossas profissionais e aqui na SAP fazemos isso na prática, com qualificação aprimorada, treino e espaço para que cada uma venha se desenvolver, isso reflete na construção de melhores profissionais e no combate ao crime de forma mais estratégica. Parabéns a todas as mulheres do projeto e contem sempre com a SAP”.