SAP realiza cerimônia de certificação do 2º Curso de Atirador Designado

28 de agosto de 2025 - 11:34

A Polícia Penal cearense, através da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para Ressocialização(EGPR), realizou a solenidade de certificação do 2º Curso de Atirador Designado. A formação foi promovida em parceria com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

A SAP Ceará é pioneira em nível nacional na oferta do curso, sendo a primeira Secretaria do sistema penitenciário a realizar o treinamento para as forças policiais. O pioneirismo é fruto do compromisso da SAP com a qualificação dos profissionais da segurança pública brasileira. Em sua segunda edição, o curso com carga horária média de 80 horas, formou 25 alunos de diferentes forças de segurança do País.

Os formandos são policiais penais do Ceará, integrantes do grupo tático e do quadro de instrutores de tiro da SAP, além de profissionais da Polícia Penal do Rio Grande do Norte (PP-RN), da Polícia Penal do Distrito Federal (PP-DF), da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), da Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Durante o curso, os servidores passaram por instruções intensivas em ambiente controlado e em campo, com simulações de alvos móveis, disparos de longa distância, reconhecimento de alvos, uso de equipamentos de observação, e procedimentos de segurança de perímetro e instalações entre outros conhecimentos estratégicos da atividade de atirador designado.

O titular da SAP, Mauro Albuquerque, ressaltou a relevância da formação e a integração das forças de segurança durante o curso. “A nossa missão é proteger a sociedade e combater o crime. Essa formação é essencial para o aperfeiçoamento das atividades policiais, ser um atirador designado é ser estratégico, preciso e aguerrido. Formamos hoje homens e mulheres combatentes, preparados e capacitados para enfrentar grandes desafios da segurança pública. É com muita honra que compartilhamos esses conhecimentos com profissionais de vários estados do país”, celebra.

“Tenham o curso na alma e o conhecimento na cabeça. É um tipo de saber que é altamente estratégico”, enfatizou o sniper do BOPE da PMCE e instrutor do curso, Tenente Mendes, que coordenou a formação. O policial destacou a atuação do titular da SAP na promoção do curso. “Ele vem colocando marcos importantes na qualidade e na excelência do serviço prestado, na imagem de todo o sistema e dos nossos honrosos policiais penais. Também investe na parte administrativa e também na parte operacional, principalmente no capital humano promovendo capacitações diversas, entre elas, esse curso que também fez um marco. Dentro das polícias penais, a polícia penal do Ceará é uma verdadeira referência nacional”, salientou.