SAP recebe campanha de imunização infantil para mulheres mães privadas de liberdade
3 de setembro de 2025 - 16:58
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promoveu um momento de conscientização sobre a imunização infantil para as internas da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF). A iniciativa teve como objetivo compartilhar informações essenciais sobre a saúde infantil, fortalecer a rotina de cuidados com filhos de mulheres internas do sistema prisional cearense e combater a desinformação.
A diretora da UPF, Socorro Matias, destaca a relevância da ação para educação. “Trazer para elas esse conhecimento com a figura e a simbologia do Zé Gotinha é uma iniciativa que promove a conscientização e estímulo que essas mães sejam multiplicadoras dessa idéia que a vacinação é importante desde os primeiros dias de vida das crianças até a idade adulta de acordo com todo o ciclo de vacinação. Foi uma experiência extraordinária. As mães ficaram encantadas com o Zé Gotinha e puderam entender a importância da vacinação para os seus filhos”, afirma.
Como fruto dessa parceria entre as pastas, todas as crianças atendidas pela Creche Amadeu Barros Leal estão com a vacinação em dia conforme o esquema vacinal brasileiro. A ação contou com a presença do Zé Gotinha, símbolo do Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que representa a união de forças para levar a mensagem sobre a importância da vacinação.
A coordenadora de imunização do Estado do Ceará da SESA, Ana Karine Borges, fala sobre a ação nas Unidades Prisionais. “A gente vem com uma ação nova, trazendo o nosso querido Zé Gotinha, então, agradecemos imensamente ao secretário da Administração Penitenciária em nome da nossa secretária de Saúde, Doutora Tânia Mara. O Governo do Estado do Ceará, vem realmente promovendo a visibilidade, fortalecendo a necessidade de cada vez mais chegar e garantir a saúde da população cearense. Nessa ação, trouxemos o Zé Gotinha para dentro das Unidades Prisionais e já estivemos na creche falando com as mães, esclarecendo as dúvidas sobre vacinação. Além do público infantil o Zé Gotinha também reforça a importância da vacinação de todos os profissionais das forças de segurança”, salientou.