SAP conclui curso de formação da terceira turma que concorre ao cargo de policial penal do Ceará
19 de setembro de 2025 - 18:42
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) realizou nesta sexta-feira (19) a cerimônia de encerramento da terceira turma do Curso de Formação Profissional para o cargo de policial penal do Ceará. Com 278 alunos, o evento aconteceu na sede da SAP, reunindo gestores e policiais penais para celebrar a conclusão de mais uma etapa essencial na preparação dos futuros profissionais do sistema prisional cearense.
Assim como nas turmas anteriores, a solenidade teve momentos de grande significado. Os sete pelotões participantes se destacaram com o tradicional grito de guerra “Charlie Mike”, símbolo de união e superação ao longo do curso. Outro momento marcante da cerimônia foi o discurso do aluno Moacir, da equipe Fox, que falou em nome de toda a turma. Ele agradeceu aos instrutores e à gestão pela dedicação durante o curso e destacou a importância da formação, ressaltando o empenho necessário para concluir todas as etapas com êxito.
O concurso que deu origem à turma contou com 900 candidatos em processo eliminatório e classificatório, sendo que 600 serão convocados para integrar o quadro da Polícia Penal do Ceará. Durante o curso, os participantes passaram por treinamento teórico, prático e técnico, voltado à preparação para os desafios da carreira. A formação será concluída oficialmente com a prova final, composta por 70 questões, que definirá a aptidão dos candidatos para assumir o cargo.
Com a conclusão desta terceira turma, o Estado do Ceará contabiliza 898 policiais penais formados: 311 na primeira turma, 309 na segunda e 278 nesta última. A formação contínua reforça o compromisso da SAP com a qualificação de profissionais, o fortalecimento da segurança pública e o aprimoramento das ações de ressocialização no sistema prisional.
O secretário da administração penitenciária e ressocialização do Ceará, Mauro Albuquerque, parabeniza a última turma pela conclusão em êxito. “Quero agradecer por este momento e parabenizar todos os envolvidos na conclusão do curso de formação da terceira turma. O conhecimento hoje está acessível em qualquer lugar, mas a vivência, o exemplo e a presença dos instrutores são insubstituíveis. Eles não apenas ensinam, mas também mostram caminhos, servem de espelho para os alunos se guiarem. Parabéns aos instrutores e a toda a SAP pelo empenho e trabalho em equipe. O sistema só funciona quando todos cumprem seu papel, e quando isso acontece, conseguimos realmente avançar e vencer desafios”, disse.
O coordenador do Grupo de Ações Penitenciárias, Paulo Henrique Costa, reforça a importância da formação para os futuros profissionais. “Encerramos hoje algo histórico para a Polícia Penal do Ceará: o maior curso de formação da instituição. Os alunos foram preparados não apenas para ocupar vagas, mas para resolver problemas, gerenciar situações e combater o crime e seus tentáculos dentro do sistema prisional. Durante as três turmas, que duraram dez meses, foram apreendidos mais de mil aparelhos eletrônicos, mais de três quilos de drogas, fugas foram evitadas e drones derrubados, sempre mantendo a ordem e disciplina. Tenho certeza de que esses novos policiais penais irão contribuir de forma decisiva para a segurança e continuarão a motivar todos que atuam no combate ao crime diariamente”, afirma.
A coordenadora da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR), Tereza de Castro, ressalta os ensinamentos aprendidos durante a formação. “Hoje encerramos mais uma luta, fruto de um trabalho coletivo e intenso da SAP, que visa garantir a eficiência do curso e o alcance de seus objetivos. Quero agradecer a todos os setores da SAP, coordenadores e à escola, além do secretário Mauro, secretário Maciel e Alexandre Costa, pelo empenho nos bastidores dessa missão desafiadora. Sei que muitos acharam o curso exaustivo, mas, como dizia Aristóteles, a perfeição se alcança pelo hábito, não pelo ato. Repetir, praticar e se dedicar é o caminho para nos tornarmos excelentes servidores e seres humanos. Parabéns a todos pela conclusão do curso e vamos em frente para a próxima batalha”, atenta.
O concludente da terceira turma do curso de formação da polícia penal, Moacir, agradece em nome de todos pela oportunidade de aprender com os melhores gestores e instrutores. “Sentimos uma imensa gratidão por chegarmos até aqui. Entre milhares de candidatos, fomos escolhidos para viver este momento de dedicação e esforço. Como dizia Santa Belisa d’Ávila: ‘É justo o que muito custa, o que muito vale’. Cada conquista exige empenho, sacrifício e disciplina, e valeu a pena cada esforço no maior curso de formação da Polícia Penal do Ceará. Foram 123 dias intensos, de saudade da família, mudança de hábitos e rotina rigorosa, mas é assim que se dá a verdadeira forja: por meio de desconstrução e reconstrução. Viemos de diferentes realidades, sotaques e costumes, e descobrimos que a diversidade nos une e fortalece. Aprendemos que não basta dominar técnicas; é preciso caminhar juntos, apoiar uns aos outros e agir com resiliência, dedicação e compromisso para servir e proteger a sociedade com honra, ética e responsabilidade”, concluiu.