Promotora Camila Gomes Barbosa toma posse no Conselho Penitenciário do Ceará

23 de setembro de 2025 - 09:54

A Secretaria da Administração Penitenciária participou da posse da Promotora de Justiça, Camila Gomes Barbosa, como representante do Ministério Público do Estado do Ceará no Conselho Penitenciário do sistema prisional cearense.

O ato de nomeação ao cargo foi assinado pelo vice-presidente do Conselho Penitenciário do Ceará (Copen), Márcio Victor e contou com a presença do titular da SAP, Mauro Albuquerque, do coordenador e o coordenador adjunto do sistema prisional, Alexandre Leite e Luiz Gouveia.

O Conselho Penitenciário do Estado do Ceará, com quase 100 anos de existência, é um órgão fiscalizador do sistema prisional, cujos representantes pertencem a diversas instituições da Justiça.

O vice-presidente do Conselho Penitenciário do Ceará (Copen), Márcio Victor, deu as boas vindas. “O retorno da doutora Camila Barbosa ao Conselho Penitenciário é muito significativo. Ela traz mais de 20 anos de experiência na área, já presidiu o Conselho em 2014 e 2015, é titular da Vara de Execução Penal e corregedora do Ministério Público no sistema prisional. Sua atuação certamente vai somar ao trabalho que estamos desenvolvendo e será muito bem-vinda no âmbito do Conselho e do sistema penitenciário”, afirma.

Durante a posse, a promotora de Justiça Camila Gomes, nova representante do Ministério Público do Estado do Ceará no Conselho Penitenciário, destacou a importância do fortalecimento institucional para o enfrentamento dos desafios do sistema prisional. “É com muita alegria que retorno, pela terceira vez, a este colegiado centenário. Desde minha primeira passagem em 2014, o Conselho Penitenciário vem se fortalecendo graças à união de diferentes instituições — Ministério Público, Defensorias, OAB e a Secretaria de Administração Penitenciária. Nosso papel é construir soluções conjuntas para os desafios do sistema prisional e da segurança pública, sempre buscando avançar em políticas públicas efetivas”, disse.

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, reforça o papel importante da posse da nova conselheira. “A chegada da doutora Camila é, na verdade, um retorno a uma casa que já lhe pertence. Sempre esteve presente nas unidades prisionais, no Conselho e nas discussões sobre melhorias, trazendo a experiência e o compromisso que muito bem representam o Ministério Público. Para nós, é uma honra tê-la novamente conosco, somando forças em prol do sistema penitenciário e da segurança pública do Ceará”, atenta.