Ouvidoria da SAP promove ação de escuta e orientação nos Vapt Vupts de Fortaleza

30 de setembro de 2025 - 16:53

Com o objetivo de aproximar a população dos órgãos públicos e facilitar o acesso aos serviços, a Ouvidoria da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) iniciou uma ação especial de escuta, acolhimento e orientação direta nos Vapt Vupts da capital cearense. A iniciativa começou no Núcleo de Cadastro de Visitantes (NUCAV), localizado no Vapt Vupt Antônio Bezerra, e se estende para outras unidades.

A Ouvidoria Ativa garante o diálogo entre cidadãos e gestores públicos. Durante a ação, a equipe da Ouvidoria divulgou os canais de atendimento da SAP, orientando a população sobre seus direitos e deveres, além de reforçar a importância da participação social e do exercício da cidadania.

A ação contou com a participação de diversas pessoas, que receberam orientações, panfletos informativos e esclarecimentos sobre os serviços oferecidos, especialmente relacionados ao sistema prisional. A iniciativa reforça o compromisso da SAP com a transparência, agilidade e humanização no atendimento público.

O Núcleo de Cadastro de Visitantes (NUCAV) está localizado em vários endereços, como no primeiro piso do Shopping Central, no Centro de Fortaleza, e nos postos do Vapt Vupt dos bairros Messejana, Antônio Bezerra e Centro. Além disso, há unidades implantadas em Juazeiro do Norte e Sobral.

O NUCAV é um ponto estratégico que oferece agilidade e facilidade no cadastro e na atualização das informações dos visitantes do sistema prisional. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com atendimento mediante agendamento pelo site oficial.

Para contato direto com a Ouvidoria da SAP, o atendimento presencial na sede da Secretaria acontece das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Rua Tenente Benévolo, nº 1055, Meireles, Fortaleza. O telefone para informações é 20182965 ou 155, e o e-mail é ouvidoria@sap.ce.gov.br.

Essa iniciativa reforça a importância da Ouvidoria como canal aberto para receber elogios, sugestões, reclamações,denúncias e solicitações garantindo um atendimento mais próximo e eficaz para a sociedade cearense.

A coordenadora do Núcleo de Cadastro de Visitantes (NUCAV), Márcia Santos, fala sobre a importância da ação. “Gostaria de expressar minha gratidão à Ouvidoria da SAP, que está presente aqui no NUCAV, pelo excelente trabalho que vem realizando. Muitas famílias que nos procuram ainda desconhecem esse serviço e frequentemente chegam até nós com reclamações ou dúvidas, sem saber como contatar diretamente a SAP. É importante destacar que grande parte das demandas apresentadas é atendida com eficiência pela Ouvidoria, reforçando seu papel fundamental na mediação e resolução dos problemas. Nessas situações, muitas vezes encaminhamos as famílias ao NUASF — Núcleo de Assistência à Família — para atendimento. Quando a demanda não pode ser solucionada por esse núcleo, orientamos que a família entre em contato diretamente com a Ouvidoria, por meio do telefone”, afirma.

A responsável pela Ouvidoria da SAP, Debora Rebêlo, ressalta o papel da Ouvidoria. “Hoje estamos aqui para divulgar o trabalho da Ouvidoria e destacar a importância da participação de todos os usuários no processo. Nosso objetivo é explicar como funciona o Sistema Ceará Transparente e quais demandas podem ser registradas, que vão desde reclamações, denúncias e solicitações até elogios. Também queremos orientar os familiares de pessoas presas sobre o cadastro e o atendimento nas unidades, pois essas informações ajudam a organizar o serviço e garantir um atendimento eficiente. A Ouvidoria está sempre atenta para receber as demandas, analisar o que é melhor para o cidadão e servir como uma ponte entre ele e a gestão do órgão, levando as dificuldades para que possamos aprimorar continuamente o nosso trabalho”, concluiu. 

A visitante do sistema prisional do Ceará, Flávia, agradece o suporte dado pela Ouvidoria. “Minha experiência foi muito positiva, com um acolhimento organizado que facilitou a visita ao meu parente. Meu primeiro contato no NUCAV, foi pelo sistema Vapt Vupt, que foi rápido e simples, sem precisar procurar o SAP. Há três meses sou visitante e, sempre que precisei, fui atendida rapidamente pelos serviços da SAP, sem dificuldades. Não conhecia a Ouvidoria, mas reconheço que os serviços são eficientes e bem organizados. Esse suporte faz diferença, pois nos sentimos acolhidos num momento difícil. Entendo que o preso tem família que precisa de cuidado e informações, e essa parceria é muito importante para nós, familiares”, disse.