SAP participa da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
1 de outubro de 2025 - 11:40
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP) marcou presença na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). Representando a Pasta, a policial penal e diretora da Unidade Prisional de Aquiraz , Ilana Ferro, participou como delegada eleita pelo Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres.
Promovida pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), a 5ª CNPM reuniu mais de quatro mil mulheres de todas as regiões do país, reafirmando o compromisso com a democracia participativa, a igualdade de gênero e a ampliação dos direitos das mulheres brasileiras.
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a Conferência consolidou milhares de propostas oriundas das etapas municipais, estaduais, distrital e livres, em um processo democrático e plural. Entre os principais temas debatidos estiveram o combate à violência contra as mulheres, a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, o fortalecimento das políticas de cuidado, a saúde da mulher, a ampliação de creches e o acesso à educação de qualidade.

A 5ª CNPM é considerada um marco na formulação de políticas públicas voltadas às mulheres. As deliberações do encontro nacional irão orientar a construção do novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, instrumento que servirá de base para ações integradas nos âmbitos federal, estadual e municipal. A participação da SAP, por meio da diretora Ilana Ferro, reforça o papel estratégico das instituições do sistema de justiça e segurança pública na promoção da equidade de gênero. Além de representar o Estado do Ceará, Ilana contribuiu com sua experiência na gestão penitenciária e no enfrentamento das desigualdades dentro e fora do sistema prisional.
A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, destacou a importância do evento como um marco histórico para o país. “Hoje, nós celebramos um momento histórico. Um marco na caminhada das lutas do movimento organizado das mulheres. Tentaram nos calar, mas não conseguiram. Essa conferência é a realização de um sonho coletivo, sonhado e construído juntas, que ganha vida graças à mobilização que percorreu todo o Brasil e trouxe até aqui milhares de mulheres”, afirma.
A policial penal, Ilana Ferro, falou sobre a importância do evento. “É uma honra representar o Ceará e a SAP neste espaço tão importante. A conferência é uma oportunidade única de ouvir e dialogar com mulheres de todas as partes do Brasil, propondo políticas que realmente atendam às necessidades reais da população feminina. Precisamos garantir que as vozes das mulheres do sistema penitenciário também sejam ouvidas e respeitadas”, ressalta.