Palestra do secretário Mauro Albuquerque abre 4ª turma do curso de formação dos alunos que concorrem ao cargo de policial penal do Ceará
21 de outubro de 2025 - 11:02
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização deu início, nesta segunda-feira (20), à 4ª turma do Curso de Formação Profissional dos alunos que concorrem ao cargo de policial penal do Ceará, com uma aula magna ministrada pelo titular da pasta, Mauro Albuquerque. O evento ocorreu na sede da SAP e contou com a presença de alunos, colaboradores, gestores e policiais penais.
Durante a cerimônia, o secretário Mauro Albuquerque compartilhou sua trajetória de liderança no sistema prisional do Estado, abordando as novas práticas e procedimentos aplicados nas unidades prisionais para combater o crime organizado. O secretário também destacou a relevância das políticas de educação, capacitação e trabalho direcionadas às pessoas privadas de liberdade.
Com 900 candidatos inscritos, o curso possui caráter eliminatório e classificatório. Desses, 600 serão convocados para integrar a Polícia Penal cearense. Ao longo da formação, os alunos receberão treinamento teórico, técnico e prático, preparando-os para os desafios da profissão. A formação será concluída oficialmente com a prova final, composta por 70 questões, que definirá a aptidão dos candidatos para assumir o cargo.
O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, deseja boas vindas aos novos alunos. “Quero agradecer a todos por este momento. Aqui, o que importa não é a quantidade de participantes — sejam dois, cem ou mil —, a dedicação e a qualidade do trabalho são as mesmas. Não trabalho com números, trabalho com qualidade. De nada adianta ter grandes números se não houver comprometimento. O que faz a diferença é saber o que estamos fazendo, com propósito, foco e entrega. Cada aula é uma oportunidade de crescimento e aprendizado”, disse.
O secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, fala da importância do curso de formação. “Quero agradecer primeiramente a Deus por mais essa oportunidade e por esse novo ciclo que se inicia. A missão sempre será cumprida. Aproveitem esse momento e essa oportunidade na vida de vocês. Como já foi dito aqui, não há mais como se esconder ou se omitir: participem. Venho repetindo nos últimos meses a importância do sentimento de pertencimento. Que esse sentimento possa nascer e crescer em vocês. Pertencimento ao sistema penal do Estado do Ceará, que, se não é o melhor do país, com certeza está entre os melhores. Desejo que esse sentimento floresça a partir de agora. Agradeço a todos que contribuem com a Secretaria da Administração Penitenciária e desejo que tenhamos um excelente dia de trabalho”, atenta.
A coordenadora da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR), Tereza de Castro, parabeniza os alunos. “Desejo que este curso de formação seja um momento de aprendizado, envolvimento e responsabilidade. Ser policial penal não é fácil, mas, com estudo e dedicação, é possível aprender a amar a profissão. Foi o que aconteceu comigo: entrei sem conhecer, e hoje tenho muito orgulho do que faço. Apesar dos desafios, servir à sociedade é uma grande satisfação. Que vocês aproveitem essa oportunidade com comprometimento e propósito. Parabéns pela conquista e sigamos em frente”, concluiu.