SAP promove treinamento de tecnologias e armamentos não letais para servidores do Ministério Público
5 de dezembro de 2025 - 13:30
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) realizou um treinamento voltado para servidores do Ministério Público, com o objetivo de capacitar os profissionais no uso responsável e eficiente de tecnologias e armamentos não letais. A iniciativa visa preparar os servidores para controlar situações de risco, incapacitando temporariamente pessoas quando necessário, sempre com foco na preservação da vida.

O treinamento contou com carga horária de 24 h/a e incluiu instrução teórica e prática, permitindo que os participantes tivessem contato com diferentes equipamentos e técnicas. Entre os conteúdos abordados estiveram os Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO), incluindo conceitos gerais, aspectos de uso seguro e ético, além de equipamentos químicos não letais, como sprays, espargidores, munições e granadas.
Também foi abordada a Pistola Taser, com enfoque na tecnologia, operação correta, uso legal, ético e proporcional, posicionamento adequado dos dardos, zonas-alvo preferenciais e técnicas de solução de problemas. O treinamento contemplou ainda instruções sobre o calibre 12 com munição de borracha, abordando manuseio, funcionamento, fundamentos do tiro, prevenção de panes, regras de segurança e conservação das armas.

O policial penal e instrutor, Neto, destacou a importância do treinamento. “Como instrutor da Secretaria de Administração Penitenciária, de intervenção, armamento e tiro, pude participar da instrução voltada aos policiais militares responsáveis pela segurança dos servidores do Ministério Público nas unidades prisionais. Foi uma experiência de grande valor, porque permitiu transmitir ensinamentos, compartilhar experiências e apresentar doutrinas utilizadas nas unidades penitenciárias, garantindo que os policiais desempenhem com excelência a segurança próxima aos servidores. Dessa forma, fortalecemos cada vez mais o sistema penitenciário e ampliamos a proteção daqueles que atuam em defesa da sociedade”, concluiu.
A aluna e policial militar, Elaine Leite, destacou a importância do treinamento. “Primeiramente, eu queria consignar que é de extrema importância, de extrema valia o treinamento para o nosso serviço do dia a dia. A integração das forças vem para casar as expertises de cada um. A polícia penal hoje tem um vasto conhecimento em uso de equipamentos e instrumentos não letais, e para a nossa prática, para o nosso dia a dia, para a nossa atuação junto à Procuradoria Geral da Justiça e às autoridades que atuam no Ministério Público, ela se torna muito importante. A aplicabilidade dos equipamentos vem somada ao conhecimento que a gente adquire no curso que está sendo administrado pela SAP”, disse.

O aluno e policial militar, Rebouças, ressaltou a relevância da parceria no treinamento. “Esse curso de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo é uma parceria entre a SAP, Ministério Público e Polícia Militar. Visa fortalecer a maior efetividade entre as forças e isso vem habilitar a gente como profissionais de segurança pública para o melhor desempenho das nossas funções, dando maior efetividade na nossa missão, na proteção dos membros do Ministério Público, dos servidores e da sociedade como um todo. Então, essa parceria é extremamente importante porque nos dá mais força como instituições e nos proporciona dar uma resposta mais eficaz e maior proteção àqueles que merecem: a sociedade”, afirma.