SAP inaugura equipamento para treinamento prático de intervenção prisional

15 de dezembro de 2025 - 16:40

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (SAP-CE) inaugurou a Casa de Retomada, um espaço totalmente dedicado ao treinamento tático de policiais penais e demais profissionais da segurança pública para a prática de intervenção prisional. Com mais de 600 m² de área coberta, a estrutura foi planejada para simular cenários de combate em ambiente confinado, intervenções de alto risco e operações emergenciais.

O diferencial do equipamento não está apenas na amplitude do espaço, mas na própria história de sua construção. A Casa de Retomada foi erguida por internos do sistema prisional cearense qualificados em formações ofertadas nas unidades prisionais, com o trabalho, tiveram direito à remissão de pena, uma política que alia capacitação profissional e ressocialização.

“É um avanço para nós proporcionar esse espaço que recebe vários profissionais com intuito de fortalecer a segurança pública. Construímos um espaço semelhante ao da Polícia Civil do Distrito Federal, instituição que muito me apoiou no treinamento do meu time, trazendo o ápice máximo da técnica profissional. Aqui, a Casa de Retomada concretiza a nossa missão de qualificar os nossos policiais penais, assim como os irmãos de outras forças. Esse espaço é nosso, contem sempre com a polícia penal cearense. Força e honra! ”, destacou o titular da SAP, Mauro Albuquerque.

A inauguração contou com a presença do corpo diretivo e de gestão da SAP, do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) da Secretaria, da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil do Ceará e da Polícia Militar do Ceará. Durante a inauguração, os grupos de policiais realizaram simulações de situações de retomada em espaço confinado. A solenidade contou ainda com homenagens aos representantes das instituições de segurança.

“Essa integração nos proporciona prestar um serviço melhor para sociedade, graças à Polícia Penal através desse centro de treinamento que serve de preparação para todas as forças. Isso mostra a valorização dos profissionais de segurança pública e também a valorização da sociedade que a gente está para proteger e servir”, ressaltou o Policial Rodoviário Federal, Jhon.

O policial federal Walker, da força tática, Grupo de Pronta Intervenção(GPI) da Polícia Federal, salienta as contribuições que a Casa de retomada traz para o aprimoramento das atividades policiais. “Essa inauguração é de extrema importância tanto para integração e aproximação das outras forças policiais quanto para a questão de treinamento. Nas forças táticas, 90% do nosso trabalho é entrar em identificações, retomar e cumprir mandados de prisão, ou até mesmo flagranciar bandidos. Parabenizo a iniciativa da Polícia Penal e desejo que continuem assim com esse caráter de liderança, que é agregar as forças, com isso a criminalidade só tem a perder.

O espaço, que já atendia os profissionais de segurança pública de todo o país, foi aprimorado com uma cobertura de mais de 600 m², permitindo segurança e conforto diante de fatores climáticos, como chuva e vento, e também o uso da instalação durante o período noturno. A Casa conta com diversas salas, acessos superiores em gradil permitindo a visão em todos os ambientes e outras estruturas que proporcionam a prática de protocolos de retomada e neutralização de ameaças.

O policial investigador Ross, lotado na Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais(CORE) da Polícia Civil do Estado do Ceará, enfatiza a relevância do espaço para o seu desenvolvimento profissional. “Para a gente esse momento aqui é muito especial, importante, pois várias situações a gente realiza treinamentos aqui com o suporte do GAP, que sempre nos recebe de braços abertos para a gente poder atuar. Aqui é um meio, é um instrumento para a gente poder ampliar e capacitar nossos profissionais”, afirmou.

O policial penal e integrante do Grupo de Ações Penitenciárias(GAP), Winston, convida os policiais para os treinamentos na Casa de Retomada.“ Mais um equipamento entregue pelo secretário Mauro, para capacitar não só o policial penal mas todas as forças de segurança. Estamos de portas abertas para receber todos os profissionais que conosco desejam se aprimorar e fortalecer a nossa segurança pública”.

Com a inauguração, a Casa de Retomada passa a integrar oficialmente o conjunto de equipamentos destinados à capacitação permanente de policiais penais e outros agentes da segurança pública do Ceará, reafirmando o papel do sistema prisional no treinamento, capacitação e valorização profissional.