Mais de 6 mil internos do sistema prisional cearense são certificados no Encceja PPL 2025 -veja o resultado do exame

19 de dezembro de 2025 - 11:56

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização(SAP) celebra os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2025, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No Ceará, 2.225 pessoas privadas de liberdade conquistaram as certificações. As notas individuais já estão disponíveis para consulta, confira aqui.

Ao todo, 11.171 pessoas privadas de liberdade do sistema prisional cearense foram inscritas na prova em 2025, reafirmando o compromisso do Governo do Estado do Ceará com a educação como ferramenta essencial para a ressocialização e a possibilidade de remição de pena conforme a Resolução 391 do Conselho Nacional de Justiça.

Os resultados demonstram o impacto positivo das ações educacionais desenvolvidas pela SAP. No total, 2.225 pessoas privadas de liberdade conquistaram as certificações, sendo 1.565 certificações no Ensino Fundamental e 660 no Ensino Médio. Além disso, o resultado desta edição do Encceja PPL também resultou na emissão de 4.578 certificados de proficiência, destinados aos participantes que obtiveram aprovação em áreas específicas do conhecimento.

Os números refletem o fortalecimento das políticas públicas voltadas à educação prisional que buscam garantir o direito à educação, reduzir a evasão escolar e ampliar as possibilidades de reinserção social e profissional das pessoas privadas de liberdade. Contando com as certificações de conclusão e de proficiência, 6.803 internos foram certificados no exame, representando um aumento de aproximadamente 26,4% em relação à edição de 2024 que certificou 5.382 internos.

Os apenados aprovados terão direito à certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio e ainda à remição de pena, de acordo com a Resolução 391/2022 do Conselho Nacional de Justiça: 177 dias para quem concluir o Ensino Fundamental e 133 dias para o Ensino Médio.

O titular da SAP, Mauro Albuquerque, ressalta a relevância da educação como ferramenta de reintegração social para a população carcerária. “A educação é um dos pilares da ressocialização, é através dela que muitos internos encontram uma nova oportunidade, uma ponte para a transformação pessoal e profissional. É com honra que afirmo que nossos policiais penais atuam todos os dias para que milhares de pessoas privadas de liberdade possam alcançar direitos como o acesso à educação e conquistas como a conclusão do ensino fundamental e médio. A SAP sempre estará firme na missão de garantir a ressocialização através da educação, capacitação e trabalho. Força e honra, sempre”, declarou o secretário.