Unidade Prisional de Pacatuba inaugura novos espaços e fortalece ações de educação e ressocialização
23 de dezembro de 2025 - 16:19
A Unidade Prisional da Pacatuba (UP Pacatuba) deu mais um passo significativo no fortalecimento das políticas de educação e ressocialização com a inauguração de novos espaços voltados ao desenvolvimento humano e à reintegração social das pessoas privadas de liberdade. A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP) com a construção de um sistema prisional mais humanizado e eficiente.
Entre os ambientes inaugurados está uma biblioteca moderna e ampla, equipada com computadores, espaços para leitura e um acervo diversificado de livros, oferecendo aos internos um ambiente adequado para estudo, leitura e ampliação do conhecimento. O local passa a ser um importante instrumento de incentivo à educação e ao hábito da leitura dentro da unidade.

O diretor da UP Pacatuba, o policial penal Gomes, ressalta a relevância das atividades de ressocialização para a população carcerária. “Aqui realizamos vários projetos de ressocialização, tenho acompanhado a evolução de muitos, às vezes no início da alfabetização, até aqueles que estão participando do Enem PPL em busca de vagas em faculdades, isso é muito gratificante. O nosso objetivo é entregar para a sociedade um interno modificado, uma nova pessoa para a sua família e para a sociedade. Agradeço a equipe da UP Pacatuba que faz esse trabalho possível”, afirma.
Também foi entregue uma sala exclusiva para os professores, garantindo melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam na unidade prisional nas atividades pedagógicas desenvolvidas na UP Pacatuba.

O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral dos Presídios da Comarca de Fortaleza, Ramon Cruz, acompanhou a inauguração dos espaços. O juiz parabenizou a iniciativa e reforçou a relevância das ações de reintegração social. “A corregedoria sempre visita as unidades prisionais para verificar todos os serviços que são prestados e hoje é com muita satisfação que a gente vem acompanhar a inauguração desses espaços de educação e de trabalho que são pilares muito importantes na ressocialização dos presos. A gente vê a valorização que está sendo realizada pela direção, pela gestão de uma forma geral e isso engrandece e facilita esse processo de ressocialização. Parabenizo toda a administração da unidade por esse projeto que possibilita a criação de ambientes com essa capacidade de abrigar muitos internos e da melhor forma possível com maior qualidade”, salientou.
Outro destaque foi a inauguração do espaço destinado ao projeto de palha, iniciativa que utiliza o artesanato como ferramenta de aprendizado, capacitação e ressocialização. O projeto busca desenvolver habilidades manuais, disciplina e desenvolvimento profissional, preparando os internos para novas oportunidades após o cumprimento da pena.

O evento foi ainda abrilhantado por uma apresentação musical com grupo “Os Escolhidos” formados por internos da UP Pacatuba, que encantaram os participantes e demonstraram como a cultura também pode ser um caminho de transformação.
O interno conhecido como “Ferreirinha”, de 48 anos, foi uma das pessoas privadas de liberdade que participou durante a apresentação musical. Escritor, poeta, compositor e musicista, o interno destaca o que vem desenvolvendo nas atividades da unidade prisional. “Aqui na UP Pacatuba tive a oportunidade de participar de alguns projetos que vieram agregar muito na minha vida, comecei no projeto “Rede Artesã” trabalhando na arte do crochê, aprendi, me dediquei e me profissionalizei. Hoje tenho a carteira do Ceart, sou um artesão profissional e fiz outros projetos como o “Livro Aberto”, tenho mais de 48 aprovações. Fui também o interno com a melhor nota do Enem PPL 2024, fui a segunda melhor nota do Enem sendo a primeira de matemática. Isso me trouxe um grande orgulho”.

Em reclusão, o interno escreveu um livro que está em fase de processo de validação da obra. Ferreirinha realça o trabalho desenvolvido pelos policiais penais da Unidade. “Esse momento que houve hoje aqui veio coroar um trabalho que vem sendo feito há muitos anos na UP Pacatuba. Agradeço as policiais dona Pamela e Raissa, que através da Coispe nos proporcionam oportunidades de mostrar o nosso trabalho e talento”.
A solenidade contou com a presença de autoridades, policiais penais, professores e parceiros do sistema prisional cearense marcando um momento de integração e valorização do trabalho realizado no sistema prisional.