SAP participa de encontro intersetorial e reunião do Comitê de Empreendedorismo e Empregabilidade LGBTI+ durante a Semana da Visibilidade Trans

30 de janeiro de 2026 - 13:31

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) participou, na quarta-feira (28), de um encontro intersetorial promovido pela Secretaria da Diversidade do Ceará (Sediv), realizado no auditório do órgão, em Fortaleza. A atividade integrou a programação da Semana da Visibilidade Trans e reuniu representantes do Grupo de Trabalho Diversidade, além de membros do Comitê de Empreendedorismo e Empregabilidade LGBTI+ do Ceará.

O encontro teve como objetivo fortalecer e qualificar as ações interinstitucionais voltadas à promoção da cidadania, da inclusão social e da ressocialização de pessoas LGBTI+, especialmente aquelas em situação de privação de liberdade ou egressas do sistema prisional.

Durante a programação, foram apresentados os resultados parciais da pesquisa do “Projeto Transformar”, iniciativa voltada à ressocialização de pessoas internas e egressas LGBTI+. Também foi realizada a entrega da Sala de Situação, além de debates sobre capacitação profissional, diversidade, empreendedorismo, acesso ao crédito, empregabilidade e estratégias de geração de renda.

A participação da SAP reforça o compromisso do Governo do Ceará com a construção de políticas públicas integradas, fundamentadas em dados, diálogo institucional e na promoção dos direitos e da cidadania da população trans, contribuindo para o fortalecimento de ações voltadas à inclusão e à redução das desigualdades sociais.

A diretora da Unidade Prisional de Aquiraz (UP Aquiraz) e integrante do Comitê, Ilana Ferro, fala sobre o encontro. “É uma grande satisfação estar aqui neste momento, especialmente neste espaço. Há cerca de dez anos, atuei na Associação dos Movimentos Sociais e, ao retornar hoje, é emocionante ver a transformação promovida por esse projeto, sobretudo nas unidades que acolhem a população LGBTI+. Essa evolução representa uma verdadeira revolução no sistema prisional. O secretário Mauro Albuquerque é um parceiro constante, com um olhar sensível e atento às pessoas em situação de vulnerabilidade no sistema prisional, em especial à população LGBTI+, compreendendo os desafios enfrentados desde a entrada no sistema. Essa parceria com a Secretaria da Diversidade é fundamental para garantir que as ações de responsabilização e cuidado sejam efetivas, não apenas durante o cumprimento da pena, mas também no processo de retorno à liberdade. A rede de apoio oferecida possibilita acolhimento, capacitação e reintegração social, especialmente para pessoas que, muitas vezes, são afastadas de seus lares em razão da homofobia. Esse suporte contribui para a redução da reincidência e fortalece uma política penitenciária mais humana e inclusiva”, afirma.

A secretária da Diversidade, Mitchelle Meira, ressalta a importância do Comitê. “É muito importante estarmos reunidos neste momento e agradeço a presença de todos. Este encontro não tem caráter de evento formal, mas de construção e diálogo, para que possamos apresentar caminhos e avanços de um projeto tão relevante, que é o da socialização. A iniciativa vai além do diagnóstico da situação da população LGBTI+ nas unidades prisionais; ela busca, sobretudo, promover inclusão e contribuir com a Secretaria no fortalecimento de políticas efetivas. Desde o início, o secretário Mauro demonstrou total abertura e compromisso com o projeto, colocando-se à disposição para pensar sua implementação no sistema prisional. Como resultado desse trabalho conjunto, foi criado um Grupo de Trabalho, que tem como objetivo dar continuidade às ações e ampliar os avanços alcançados”, disse.