SAP inicia aplicação da dose anual contra Covid-19 para população carcerária do sistema prisional do Ceará

13 de fevereiro de 2026 - 10:51

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) iniciou a aplicação da dose anual da vacina contra a Covid-19 para a população carcerária do sistema prisional do Ceará. Neste primeiro momento, 21 unidades prisionais estão sendo contempladas com a ação.

As pessoas privadas de liberdade fazem parte do grupo prioritário definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). A dose anual está sendo aplicada em internos com idade entre 19 e 59 anos. Já para idosos e pessoas que integram o grupo de risco, a imunização ocorre de forma semestral, conforme orientação das autoridades de saúde.

A vacinação é considerada a medida mais eficaz para prevenção, controle e redução de casos graves da doença. Além de proteger os internos, a ação também contribui para a segurança sanitária dos servidores que atuam nas unidades prisionais, dos visitantes e da comunidade externa. A SAP reforça que a imunização segue cronograma organizado pelas equipes de saúde das unidades, garantindo cobertura, monitoramento e continuidade da assistência à população custodiada.

De acordo com a coordenadora de Execução da Saúde Prisional (Cosap), Sarenne Pacheco, a iniciativa integra uma política permanente de cuidado dentro do sistema prisional. “Essa ação de vacinação não é uma medida isolada. As pessoas privadas de liberdade compõem um grupo prioritário para imunização. Manter altas coberturas vacinais é uma estratégia de proteção individual e coletiva, tanto para os internos quanto para os servidores e visitantes, refletindo diretamente na saúde pública. No contexto pós-Covid, é fundamental reforçar que o vírus continua circulando. A vacinação atualizada reduz o risco de formas graves, internações e óbitos e contribui para a estabilidade do sistema de saúde. Nosso compromisso é garantir acesso contínuo, organizado e equitativo às vacinas, assegurando que essa população tenha seu direito à saúde respeitado”, disse. 

O interno da Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP-Itaitinga2), Jaseano Souza, ressaltou a importância da vacinação e do acompanhamento da equipe de saúde. “A vacinação contra a Covid-19 é muito importante para nós, principalmente por estarmos em um ambiente coletivo. Já recebi outras doses e sei que isso é fundamental para a nossa proteção. Sempre que precisamos, a equipe de saúde está disponível para nos atender, o que nos dá mais segurança e tranquilidade”, afirmou.