SEJUS realiza Curso para Conselheiras Municipais dos Direitos da Mulher

18 de junho de 2008 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania realiza o Primeiro Curso para Capacitação das Conselheiras Municipais dos Direitos da Mulher, em sua sede, com a participação de 50 representantes de 25 municípios cearenses. A abertura oficial acontece amanhã, (18 de junho), na Rua Antônio Augusto, 555, Meireles, às 8 horas. O Curso prossegue nos dias 19 e 20, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com uma carga horária de 24 horas/aula.

A programação para o estado está dividida em três etapas: uma sobre Curso de Formação de Conselheiras dos Direitos da Mulher e duas sobre Curso de Sensibilização sobre a Violência contra a Mulher. A segunda ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de junho e a terceira nos dias 2, 3 e 4 de julho. Nestas últimas serão 04 representes por município.

O encontro destina-se, prioritariamente, a todos os membros dos Conselhos, mas foram, também, convidadas a participar lideranças comunitárias, bem como profissionais das áreas jurídica, social e de saúde, que atuam em organismos na defesa da mulher. Dentre eles estão as Casas Abrigo, PROVITA, Conselhos Tutelares, Postos de Saúde, Defensoria Pública, Fórum Clóvis Beviláqua e Organizações não Governamentais.

Durante o curso será utilizada uma metodologia participativa, voltada para a construção de um conhecimento interativo, baseado nas relações de gênero, visando uma maior sensibilidade para o enfrentamento da violência contra a mulher. Desta forma, os municípios terão as condições exigidas para o processo de implantação dos seus Conselhos de Direitos da Mulher, para uma efetiva ação.

Municípios

Os vinte e cinco municípios que participarão da primeira etapa de formação: Aracati, Amontada, Aracoiaba, Bela Cruz, Brejo Santo, Cascavel, Eusébio, Guaramiranga, Horizonte, Iguatu, Independência, Ipú, Itaitinga, Mombaça, Morada Nova, Nova Russas, Pacatuba, Paracuru, Redenção, Santa Quitéria, São Gonçalo do Amarante, Tamboril, Tauá, Trairí e Viçosa do Ceará.

2ª Etapa:
Eusébio, São Gonçalo do Amarante, Horizonte, Itaitinga, Pacatuba, Amontada, Trairí, Bela Cruz, Paracuru, Viçosa do Ceará, Redenção, Aracati e Ipú.

3ª Etapa
Tauá, Nova Russas, Independência, Tamboril, Santa Quitéria, Mombaça, Guaramiranga, Aracoiaba, Morada Nova, Cascavel, Iguatu, e Brejo Santo.

Mais informações: Presidente do CCDM Hermenegilda Silva (85) 3101.5104
E-mail: ccdm@sejus.ce.gov.br