Sejus apresenta na PEC Nordeste artesanato dos internos do Sistema Penitenciário

23 de junho de 2008 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania – Sejus participa do XII Seminário Nordestino de Pecuária – Pec Nordeste 2008, com a exposição e venda de produtos oriundos do trabalho dos internos do sistema penitenciário. A parceria foi firmada com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Este acordo resulta do êxito alcançado nas duas exposições Agropecuárias, do Crato e em Fortaleza, de 2007.

O evento acontecerá no período de 23 a 26 de junho de 2008 no Centro de Convenções, das 14 às 22 horas. A estimativa é de 4.200 participantes e nos pavilhões a instalação de 270 “stands”, já confirmados por empresas. O Núcleo de Assistência aos Presidiários e Apoio ao Egresso – NAPAE, departamento da Sejus, fez a seleção de 160 peças ( colchas de cama, toalhas de banho e mesa com bordados, crochê, macramé; bolsas; panos de prato e bijuterias ) confeccionadas pelas internas do Instituto Penal Feminino e outras de tapeçaria desenvolvidas pelos detentos do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II – IPPOO II.

Na oportunidade, dois artistas egressos do sistema penitenciário apresentarão suas obras literárias e em telas. Edilson Rocha, além de expor seus quadros, autografa “Por Amor a Liberdade” e Francisco Siqueira de Lima o livro “Vozes da Prisão”. Os produtos fazem parte do acervo do Projeto de Artesanato, executado nos presídios. Os detentos são capacitados com o objetivo de reintegrá-los à família. É importante lembrar o fator da inclusão social, dando-lhes a chance do conhecimento de uma atividade produtiva, para serem o dono do seu próprio negócio, prevenindo, desta forma, a reincidência criminal.

O XII Seminário Nordestino de Pecuária – Pec Nordeste 2008, segundo a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC – inova em 2008 com dois eventos paralelos: o 1º Seminário Nordestino de Revenda Agropecuária e o Festival Gastronômico. Inicia, de igual forma, com o segmento dirigido à cadeia produtiva, com o artesanato, em foco, levando uma programação técnica, palestras e cursos. Informa que estão acertadas caravanas de produtores de todos os municípios cearenses, de expositores e empresas das regiões brasileiras, do norte ao sul. Presentes, também, os organismos governamentais que elaboram e efetivam a política agropecuária brasileira.

valeriabarbosa@sejus.ce.gov.br

Informações:
Supervisora do Núcleo de Assistência aos Presidiários e Apoio ao Egresso – NAPAE
Ariane Sampaio
Fone: ( 85 ) 3101.2856

Ascom – Sejus
20.06.2008