Conselho da Pessoa com Deficiência elege novo diretor

5 de setembro de 2008 - 03:00

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (CEDEF) elegeu, no dia 3 de setembro de 2008, nova diretoria. Alexandre Dourado Mapurunga, representante da sociedade civil, segmento deficiência mental, é o novo presidente. O vice é Sebastião Lopes Araújo, representante do Governo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. A escolha foi feita através de eleição do colegiado, formado por seis representantes do Governo Estadual e seis de entidades da sociedade civil prestadoras de serviços às pessoas com deficiência. Mapurunga e Araújo foram eleitos por 10 votos a favor e uma abstenção. Todos os segmentos e secretarias estavam presentes à exceção da Secretaria das Cidades.

Mapurunga destacou que o Conselho da Pessoa com Deficiência é uma instância de controle social e participação popular no Governo, que deve nortear as ações governamentais voltadas para pessoa com deficiência, elaborando e definindo diretrizes e prioridades da política estadual. Estimular a criação de novos Conselhos Municipais, assegurar a participação ativa da sociedade civil na formulação de políticas públicas para pessoas com deficiência e ampliar os investimentos do Governo em ações, projetos e programas que visam à inclusão da pessoa com deficiência, são algumas das metas do novo presidente do CEDEF.

Linhas de ação do CEDEF

O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (CEDEF) tem como prioridade a inclusão de pessoas com deficiência na escola de ensino regular; aprovação da lei do passe livre nas linhas de ônibus municipais; inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e no empreendedorismo; capacitação dos conselheiros; eventos de sensibilização junto à sociedade; acessibilidade arquitetônica; elaborar programas e projetos de atenção à pessoa com deficiência e a sua família para os Governos Municipal e Estadual; e estimular a criação de Conselhos Municipais.