Sejus e CEDEF promovem a II Conferência Estadual para Pessoa com Defeciência

25 de setembro de 2008 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará (CEDEF) promovem a II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2008, em Fortaleza. A expectativa é de 270 participantes, sendo 240 delegados eleitos, em 84 municípios, nas conferências municipais ou reuniões ampliadas, com integrantes da comunidade. O tema para as discussões deste ano é “Inclusão, Participação e Desenvolvimento: Um novo jeito de avançar”.

A solenidade de abertura acontecerá às 14 horas, de sexta-feira (26), no Lisboa Praia Hotel com as apresentações artísticas do tecladista David Valente e do cantor Thiago Sandes. Em seguida, duas palestras na pauta: a primeira com a temática do encontro sob a responsabilidade da Coordenadora Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, Niusarete Margarida de Lima, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, da Presidência da República e a segunda com o Secretário Especial da Pessoa com Deficiência Reduzida, da capital de São Paulo, Renato Corrêa Baena, com o título “A Importância da Participação Social na Implementação de Políticas Públicas”.

No sábado e domingo os painéis de debates estarão direcionados para quatro eixos: Saúde e Reabilitação Profissional, Educação Inclusiva, Acessibilidade e Inclusão Econômica. Haverá a divisão de trabalhos em grupos e no final a eleição dos delegados e a seleção de propostas, para a II Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Dia 26/09/2008 (sexta-feira)

10hs Credenciamento dos delegados

14hs
Abertura Solene – Apresentação artística David Valente (composição de mesa: Hino Nacional e do Ceará)

15h10min Palestra Magna: Inclusão, Participação e Desenvolvimento Um Novo Jeito de Avançar / Niusarete Margarida de Lima Coordenadora Geral da CORDE (Substituta)

Palestra: A Importância da Participação Social na Implementação de Políticas Públicas / Dr. Renato Corrêa Baena Secretário Municipal da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.

15h45min Coffe Break

16h00min Leitura e aprovação do Regimento Interno

18h Encerramento

Dia 27/09/2008 (sábado)

8h30min Painéis Temáticos

* 1º Painel Temático: Saúde e Reabilitação Profissional, Dr. Odorico Monteiro Secretário Municipal de Saúde de Fortaleza.

* 2º Painel Temático: Educação Inclusiva, Dra. Adriana Lima Verde Dra. Em Educação e Pesquisa na Área de Educação Inclusiva e Deficiência Mental ; Técnica da Secretaria Municipal de Educação.

* 3º Painel Temático: Acessibilidade, Dr. Adilson Ventura Conselheiro do CONADE

* 4º Painel Temático: Inclusão Econômica, Dra. Ana Beatriz Thé Praxedes Coordenadora do Controle de Referência Especializado de Assistência Social / SEMAS; Psicóloga, fundadora do Instituto Vida em Movimento.

10h30min Coffe Break

10h50min Debate – Plenária

12h30min Almoço

13h30min Orientação para trabalhos em grupo

14h30min Grupos de trabalho temáticos Seleção de propostas prioritárias.

16h30min Coffe Break

16h50min Plenária Apresentação das Propostas

19h30min Encerramento

Dia 28/09/2008 (Domingo)