Sejus realiza curso para profissionalização de detentos

29 de novembro de 2008 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) realizará nove cursos profissionalizantes para 480 pessoas que cumprem pena em regime semi-aberto. Os beneficiados, da primeira etapa, são da Colônia Agropastorial do Amanari, uma das Unidades do Sistema Penitenciário, localizada no município de Maranguape, a 70Km de Fortaleza. A primeira aula acontecerá próxima segunda – feira, dia 01 de dezembro, às 8 horas, no Amanari, com a participação das equipes técnicas do Núcleo de Assistência aos Presidiários e Apoio ao Egresso – NAPAE, da Sejus, e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC, órgão contratado e responsável pelo desenvolvimento das atividades.
 
A execução dos cursos começará com duas turmas de Produção de Hortaliças e de Cultivo de Plantas Medicinais e uma de Bombeiro Hidráulico e de Eletricista Predial, com 20 alunos, cada. A programação teórica será ministrada na Colônia e a aplicação da prática será nas alas do Amanari, onde houver a necessidade de execução dos serviços. O conteúdo fechará 80 horas/aula, com entrega de certificados.
 
Investimento
 
Segundo a Coordenadora do NAPAE, Ariane Sampaio, “com recursos do Governo do Estado do Ceará, no valor de duzentos e trinta e quatro mil reais, fechamos um contrato com o CENTEC para a realização de nove cursos, sempre com 20 alunos, mas com variação no número de turmas, totalizando quatrocentos e oitenta alunos, conforme as carências que avaliamos em contatos com os próprios internos”.
 
De acordo com o Projeto do NAPAE, até março de 2009, serão concluídas as seguintes turmas: (2) de Jardinagem, Produção de Hortaliças, Pintura e Texturização de Parede, Enrolador de Motor, Soldagem e Artífice de Construção Civil e (3) de Bombeiro Hidráulico e Eletricista Predial.  Destas, uma turma para pintores e outra para enroladores de motor ocorrerão nas dependências de um CENTEC, para os que cumprem pena em regime aberto.
 
Ariane Sampaio esclarece: “o detento hoje está mais familiarizado com o trabalho urbano, mesmo tendo suas origens na zona rural, e nós colocamos a capacitação nesta área. Porém, não esquecemos dos serviços ligados à agricultura. Toda a produção agrícola irá abastecer o Sistema Penitenciário e proporcionará uma economia. O Projeto é direcionado para quem já está quase em liberdade. Desta forma, estamos preparando pessoas que não têm qualificação para o mercado de trabalho, podendo a própria Sejus absorver a mão de obra, como também direcioná-las para algumas empresas”.
 
Informações: Coordenadora do NAPAE – Ariane Sampaio – 3101.2856 / 8800.0479
 

Ascom – Sejus