Secretaria da Justiça Programa Operação Período Carnavalesco

17 de fevereiro de 2009 - 19:50

O Secretário da Justiça e Cidadania, Marcos Cals, promove reuniões com dirigentes e assessores, nesta semana, para apresentar o programa tático que será executado nas 12 grandes unidades penitenciárias da região metropolitana, com a finalidade de dotar os presídios das condições favoráveis para um trabalho planejado, sem que haja transtornos, minimizando as surpresas. As medidas permitirão uma rotina com tranqüilidade, durante as semanas que antecedem e seguem o carnaval, período de aumento da violência nas cidades e de grande desejo por liberdade, por parte dos internos. Estão, hoje, (17.02.2009), sob a custódia da Sejus 12.762 detentos, sendo 9.236 em regime fechado.

O primeiro encontro foi presidido pelo Coordenador do Sistema Penitenciário, Bento Laurindo. Informou já ter tido conhecimento, através dos diretores dos presídios, dos relatos da situação de cada um e de suas propostas. Esclareceu que após análise, propôs as orientações e estratégias de segurança para uma equipe técnica do Núcleo de Segurança e Disciplina – Nudis/Sejus, à frente o coordenador adjunto da COSIPE, Coronel Taumaturgo Granjeiro, que elaborou toda a programação para as unidades da capital e do interior do Estado.

 

Planejamento Tático

 

Bento Laurindo explica: “ um esquema para manter a ordem e a paz nas unidades requer a parceria com outras instituições e assim iremos trabalhar, com a parceria das Polícias Militar e Civil, do Poder Judiciário, com a participação da Vara das Execuções Criminais .”

“Tudo está sendo planejado para o período: alimentação; iluminação; viaturas; ambulâncias; combustível; medicamentos; abastecimento de água; cadeados; efetivo de pessoal de reserva para os dias de visita, como também escala de plantão de profissionais para os serviços internos operacionais, dentre outros”, destacou.

 

Vistoria Hoje

 

Na manhã de hoje,  no intervalo de 08h00min às 11h30min, uma vistoria aconteceu no pavilhão denominado “Selva de Pedra”, no Instituto Penal Paulo Sarasate – IPPS e de acordo com o Coronel Taumaturgo Granjeiro o resultado  teve as apreensões de: 36 cossocos; 3 barras de ferro; 4 baladeiras; 4 cachimbos para crack; 4 fones de ouvido; 4 celulares; 4 chips; 3 carregadores; 1 barra de maconha; 11 parafusos; 1 Tereza (corda feita com pano); 1 rede e 17 cadeados quebrados. E mais: 04 fervedores, fios e carcaça de celular. A operação contou com 30 policiais militares sob o comando do Capitão Júlio César da 2ª Companhia de Polícia de Guarda – 2ªCPG e de 30 agentes penitenciários, coordenados pelo Agente Iran Batista, do Nudis/Sejus. Bento Laurindo lembrou que as vistorias estão sendo intensificadas, além das realizadas no dia-a-dia e outros trabalhos são desenvolvidos com as polícias, mas de caráter sigiloso. 

 

 

 

 

 

 

Unidades Penitenciárias:
Instituto Penal Paulo Sarasate – IPPS
Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa – IPF
Instituto Penal Professor Olavo Oliveira I – IPPO I
Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II – IPPO II
Casa de Privação Provisória de Liberdade de Itaitinga
Casa de Privação Provisória de Liberdade de Caucaia
Penitenciária Industrial e Regional do Cariri
Penitenciária Industrial e Regional de Sobral
Colônia Agrícola Agropastoril do Amanari
Colônia Agrícola Pe. José Esmeraldo de Melo de Santana do Cariri
Hospital e Sanatório Professor Otávio Lobo
Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes

 

Informações: Núcleo de Segurança e Disciplina da Sejus (Nudis) – 3101.2846

 

Ascom – Sejus