Ministério da Justiça e Sejus implantam Sistema de Informações Penitenciárias no CE

20 de março de 2009 - 18:54

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) dá início à implantação do InfoPen Gestão -Sistema de Informações Penitenciárias – nas Unidades do Ceará, na próxima segunda-feira, (23.03.2009). O ato acontecerá com o repasse de duzentos e noventa computadores doados pelo Ministério da Justiça, através do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Presentes para as assinaturas oficiais o Secretário Marcos César Cals de Oliveira (Sejus) e o Diretor Executivo Luiz Henrique Esteves (Depen), representando o Diretor Geral, Airton Michels.

 

O Infopen é um software desenvolvido pelo Depen e objetiva suprir a carência de uma ferramenta nacional de gestão prisional, que atenda desde o registro de ações básicas de estabelecimentos penais de regime semi-aberto até os procedimentos mais complexos dos de segurança máxima. Toma por consideração, de igual modo, as diferenças regionais do território brasileiro. Em 2008, foram entregues 620 computadores em 17 estados e este ano serão 1447, em 10 estados. Roraima e Rio de Janeiro foram contemplados em 2009. O Ceará é o terceiro, estando já agendadas doações para o Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

 

Tempo real

 

Com o InfoPen, informações detalhadas poderão ser compartilhadas com os órgãos que tratam da questão penal nos estados, a um custo zero.Além do relacionamento direto com o estabelecimento prisional, o InfoPen disponibiliza dados, em tempo real, aos agentes públicos construtores de políticas, aos responsáveis pelo controle e fiscalização e aos organismos e entidades que têm interesse nas informações constantes do banco de dados. Oferece, também, à sociedade dados reais e concretos sobre a administração prisional brasileira.

 

De acordo com o documento, o Depen resolve definitiva e inequivocadamente a demanda da identificação do contingente de presos e do controle de visitantes e servidores. Por intermédio da integração entre o InfoPen e os outros sistemas a solução de identificação biométrica nacional será alcançada.

 

Informações:

Local do evento: Auditório da Sejus – Rua Antônio Augusto, 555 –  Meireles

Horário: 9 horas

Confirmada presença: Alexandre Cabana – Coordenador Geral de Políticas, Pesquisa e Análise da Informação do Depen

Depen/ Ministério da Justiça – fone 0xx 61 3429.9454

Coordenador do Sistema Penitenciário do Ceará, Bento Laurindo

Cosipe – fone 3101. 2845.