Marcos Cals durante inauguração da Escola de Gestão Penitenciária

25 de maio de 2009 - 14:46

A Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará, inaugurada no dia 22 de maio, pelo secretário da Justiça e Cidadania, Marcos Cals, tem capacidade para atender até 300 alunos diariamente, em quatro salas. Voltada aos servidores penitenciários, a Escola visa formar profissionais com alta qualificação para atuar no complexo ambiente das prisões.

Durante a solenidade de inauguração, o secretário Marcos Cals destacou que “com mais conhecimento, os servidores terão mais discernimento, o que deve melhorar o trabalho para eles e para os presos. Tratados com dignidade, os apenados se reintegram à sociedade e quebra-se o ciclo de violência”.

A implantação da Escola no Ceará atende ao preceito do Art. 1º da Lei de Execução Penal, que diz que a “execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado”.

Desta forma, a Escola pretende desenvolver competências técnicas, intelectuais e humanas para o tratamento da pessoa presa, tendo como perspectiva a promoção da cidadania, da dignidade e a inclusão do recluso penal. Com este intuito, seis cursos foram elaborados.

Cursos Oferecidos:
 
A ciência da Yoga para uma sociedade justa e humana
Objetivo: Despertar a compreensão global do indivíduo nas dimensões humanas, sociais e ecológicas abrangente a todos os níveis relacionais, tendo por base a filosofia do Yoga.
Professor: Alan de Menzes Meira (membro da UNIPAZ, especialista em Yoga).

Reintegração Social – Práticas e conceitos
Objetivo: Promover o debate das bases conceituais as quais se busca a compreensão do autor de práticas de delitos e de como se pode conceber o processo e as estratégias de ressocialização, identificando as práticas existentes.
Professora: Dra. Ângela Nunes, psicóloga, técnica da EGPR.

Violência no cotidiano das práticas profissionais
Objetivo: Oportunizar o conhecimento sobre o fenômeno da violência como um conjunto dinâmico de fatores para uma reflexão crítica sobre suas conseqüências na vida dos indivíduos e da sua vida profissional.
Professora: Dra. Juruena Moura – Assistente Social, mestra em Saúde Pública (UECE).

Saúde no ambiente de trabalho
Objetivo: Oferecer capacitação para a promoção de saúde no ambiente de trabalho, tendo como perspectiva a qualidade de vida dos profissionais do Sistema Penitenciário.
Professora: Dra. Adriana Alencar, psicóloga, mestra em Psicologia (Unifor) e técnica do NUSAU.

Cultura Prisional – práticas e saberes institucionais
Objetivo: Promover um debate reflexionado sobre o conceito e as práticas cotidianas da cultura institucional das prisões e os seus diversos universos relacionais.
Professor: Dr. Antônio Rodrigues – Engenheiro de Pesca, mestre em Educação Brasileira (UFC).

O Estatuto do Servidor e Leis transversais ao servidor público Estadual
Objetivo: Oferecer a servidores conhecimentos consolidados sobre o Estatuto do Servidor Público Estadual, visando os conteúdos pertinentes à sua vida funcional, permitindo conhecimentos referenciais aos seus direitos e deveres.
Professor: Dr. Evandro Oliveira – Engenheiro Agrônomo, especialista em Gestão.

 

Mais informações: Antônio Rodrigues – Orientador Pedagógico da EGPR – (85) 3101.2866