Sejus entrega 102 certificados de aperfeiçoamento tático para agentes penitenciários

10 de julho de 2009 - 03:00

Cento e duas certificações, constituídas em cinco cursos, são entregues para os agentes penitenciários, em solenidade presidida pelo secretário da Justiça e Cidadania, Marcos Cals, no dia 9 de julho de 2009, às 16 horas, na Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização. A capacitação, uma das prioridades da Coordenadoria do Sistema Penitenciário (Cosipe), baseia-se em apoiar e fortalecer as ações de segurança e disciplina das unidades prisionais, conforme a Lei de Excecuções Penais (LEP), vigente em todo o país.

 

“Neste ano, fizemos uma avaliação das necessidades e concluímos para cinco temas: Tonfa e algemação (51); Entradas Táticas (13): Tiro de Defesa (14); Escolta armados (15) e Armamento e tiro (9) com o número dos respectivos concludentes”, informa o Supervisor do Núcleo de Segurança e Disciplina, Humberto Dorneles. Diz ainda, que somente o curso sobre Tonfa e algemação foi direcionado para as equipes de várias unidades, enquanto os demais foram ministrados, para os agentes que integram a Unidade de Apoio Penitenciário (UAP).

 

 

Relata  que os agentes, que fazem parte da UAP, são selecionados segundo um perfil de comportamento do profissional dentro e fora do trabalho e através de um curso de integração feito num ambiente de mata, onde os candidatos são submetidos às dinâmicas de grupo; trabalho em equipe; conhecimentos do sistema; disciplina e comprometimento com o serviço público. “A análise é encerrada com uma prova escrita e entrevista”.

 

 

Dentre as atividades do UAP estão: intervenções e gerenciamentos em momentos de crise no Sistema; suporte às vistorias; escolta de presos perigosos; apoio armado para os eventos realizados no âmbito do sistema penitenciário; proteção de autoridades, quando em visita às unidades e a captação e processamento de informações com a geração de relatórios para a decisão de ações preventivas e repressivas. E ressalta: “na realização do seu trabalho o agente penitenciário deve ter sempre em mente valores como disciplina; cumprimento das Leis; hierarquia; respeito à dignidade da pessoa reclusa; lealdade, companheirismo e a abservância do patrimônio institucional”. 

 

 

Mais informações: Núcleo de Segurança e Disciplina (Nudis) – (85) 3101.2846  

Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização da Sejus, Rua Antônio Augusto , 555,  Meireles