Mãe de adolescentes vítimas de tráfico de seres humanos recebe ajuda da Sejus

3 de setembro de 2009 - 18:26

Ana Cláudia Mariano de Sousa, 39 anos, é mãe de duas adolescentes vítimas de tráfico de seres humanos. Ela possui duas filhas, hoje com 15 e 18 anos. Com tristeza Ana Cláudia recorda os momentos de angústia que passou em 2006, quando sua filha mais nova, ainda com 12 anos, foi abusada sexualmente de um homem. Quando descobriu o ocorrido, a mãe imediatamente deu parte na polícia. Para se vingar, o homem disparou três tiros contra ela. Um atingiu a barriga, outro a virilha e o terceiro a perna, que gangrenou e teve que ser amputada. O homem foi preso e se encontra hoje no 5º Batalhão.

Passados alguns meses, as adolescentes conheceram outro homem que as levou para a praia do Pecém, no litoral Oeste do Ceará, com a promessa de emprego em uma barraca de praia. Após a denúncia de algumas pessoas, a mãe descobriu que as filhas estavam sendo prostituídas. Ela então resolveu procurar o Escritório de Enfrentamento e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos e Assistência à Vítima (EEPTSH), vinculado a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), e fez a denúncia. Em abril de 2008, quando foram resgatadas na casa de prostituição no Pecém, as duas meninas estavam grávidas. Desde então as adolescentes vem recebendo  acompanhamento psicológico do EEPTSH.

 
 
A única fonte de renda da família é R$ 150,00 que a avó das adolescentes dá de sua aposentadoria. O dinheiro é usado para pagar o aluguel da casa em que moram, mas não é suficiente para suprir o restante das despesas. Sem tem condições de trabalhar e por não saber ler e nem escrever, a mãe das meninas resolveu pedir ajuda ao EEPTSH, que conseguiu junto a Secretaria da Justiça e Cidadania, um carro de lanches para que ela possa trabalhar por conta própria. Na tarde desta quarta-feira, 2 de setembro, o secretário Marcos Cals entregou pessoalmente o carro de lanche para Ana Cláudia. Emocionada, ela disse que é uma felicidade muito grande estar recebendo essa ajuda, que para ela está sendo uma benção.

Mais informações
– EEPTSH – (85) 3454. 2199

Ascom – Sejus