CCDM se mobiliza para o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher

3 de novembro de 2009 - 14:58

O dia 25 de Novembro é o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. A data foi definida no I Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado em 1981, em Bogotá – Colômbia, para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura Leônidas Trujillo na República Dominicana.

Em março de 1999, o 25 de novembro foi reconhecido pelas Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Na mesma data, foi iniciada a Campanha Mundial pelos Direitos das Mulheres, sob a coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher, que propôs a campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, comemorado de 25 de novembro a 10 de dezembro, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamado em 1948.

Com a proximidade do dia 25 de Novembro, o Conselho Cearense dos Direitos da Mulher (CCDM), em parceria com os Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher, entidades representativas do movimento das mulheres e Organizações Não Governamentais, se mobiliza para realizar uma programação articulada para o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. A programação envolve também os 16 dias de Ativismo Contra a Violência Doméstica e Familiar, com a realização de: seminários, debates, oficinas, caminhadas, rodas de conversas e campanha educativa na mídia pelo final da violência contra a mulher.

De acordo com a presidente do CCDM, Hermenegilda Silva, será uma oportunidade para sensibilização e mobilização dos profissionais que trabalham na rede de serviços, gestores públicos e da sociedade civil como um todo, com o objetivo de desconstruir os paradigmas culturais que levam as mulheres a um processo de naturalização da violência.

Gilda ressaltou a importância de se romper com o ciclo da violência contra a mulher, “para chegarmos a um padrão em que homens e mulheres se respeitem e tenham uma convivência com base nos direitos humanos das mulheres, desconstruindo a desigualdade de gêneros”. A data é também um chamado para que sejam implementadas, em todas as instâncias – municipais, estaduais e federal – políticas públicas para as mulheres.

No dia 22 de outubro, o Conselho Cearense dosa Direitos da Mulher se reuniu, na Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), com representações dos municípios onde funcionam o Conselho das Mulheres, para organizar a programação do dia 25 de novembro.

Mais informações: Conselho Cearense dosa Direitos da Mulher (CCDM) – (85) 3101.5104

Ascom – Sejus