Assinatura de convênio irá ofertar trabalho à egressos do sistema penitenciário do Ceará

12 de novembro de 2009 - 14:57

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através do Mutirão Carcerário do Ceará realiza amanhã, 13 de novembro, às 16 horas, no auditório da Justiça Federal, audiência pública técnica para firmar convênio com empresas e órgãos públicos visando à contratação de egressos do sistema penitenciário do estado do Ceará, no mercado formal de trabalho.

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TER), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Tribunal de Justiça (TJ), Justiça Federal, Banco do Nordeste (BNB), além de empresas como Metal Mecânica Maia e um Frigorífico, estarão assinando convênio no qual se comprometem em ofertar vagas para egressos do sistema penitenciário.

De acordo com David Pereira Cruz, analista judiciário do CNJ, este será um pontapé inicial na contratação de egressos no Estado do Ceará. “Essa é uma medida de suma importância, porque é o resultado do trabalho do Mutirão Carcerário no Ceará. Espera-se que a partir da assinatura do convênio, outras empresas e o próprio poder público tomem a mesma iniciativa”.

A medida é mais uma ação do Mutirão Carcerário, que estará fazendo amanhã um pré-encerramento de suas atividades no Estado. Na ocasião será apresentada uma estatística com o número de solturas e benefícios conquistados junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para presos e egressos.

Será lançado ainda, o projeto “Começar de novo”, do CNJ, que através de um cadastro único de informações e um comando único de ações irá gerenciar as ações de ressocialização no Estado.  O encerramento oficial do Mutirão Carcerário será no dia 2 de dezembro, com a presença do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.

Mais informações: (85) 3101.4378

Ascom – Sejus