Nusau capacita profissionais para controle da tuberculose em unidades prisionais

18 de janeiro de 2010 - 03:00

A Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (EGPR), instituição vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), recebeu durante os dias 7, 8, 14 e 15 de janeiro, profissionais das unidades prisionais do Estado do Ceará para uma oficina de capacitação sobre controle da tuberculose no sistema penitenciário.

 

A oficina foi idealizada para habilitar as equipes multidisciplinares – médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, chefes de equipe dos agentes penitenciários, psicólogos e assistentes sociais – das 12 unidades prisionais do Estado, para que possam desenvolver ações de combate e controle da doença.

 

A capacitação propõe a implementação do DOTS, sigla em inglês para:: Estratégia do Tratamento Supervisionado da Tuberculose, oferecendo conhecimento teórico-técnico sobre os processos de transmissão, adoecimento, tratamento e controle da tuberculose. A proposta de intervenção busca  aumentar a probabilidade de cura dos doentes em função da garantia do tratamento assistido.

 

O evento foi coordenado por uma equipe composta por profissionais do Núcleo de Saúde da Sejus (Nusau) e do Núcleo de Tuberculose, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). O treinamento faz parte das atividades coordenadas pelo Fundo Global de Luta contra a AIDS, Malária e Tuberculose. O Fundo Global, com sede em Genebra, foi criado com o objetivo de dar apoio às ações de controle dessas doenças nos países onde há maior incidência.

 

No Brasil, dos 57 municípios prioritários inseridos no programa do Fundo Global, três são do Ceará: Fortaleza, Caucaia e  Maracanaú. O trabalho de combate à tuberculose é direcionado à população em geral e, em especial, à população carcerária, que segundo a enfermeira da Sesa, Christiana Oliveira, tem um índice de infecção 40% maior.

 

 

Christiana ressaltou que a participação dos profissionais no curso foi muito importante. Ela  acredita que, com a continuidade dos cursos, os resultados logo aparecerão. “Fizemos um levantamento dos problemas levando em conta as peculiaridades de cada unidade. Essa é uma oportunidade de discutirmos as ações em conjunto e assim trabalharmos a fim combater a tuberculose nas unidades” completou.

 

A equipe que coordena a oficina traçou um plano de atividades para este ano, até o mês de junho. O próximo encontro do Nusau já está marcado, será nos dias 8 e 9 de março, quando será feita uma avaliação do que está sendo desenvolvido, em termos de saúde, no sistema penitenciário.

 

Mais informações: Núcleo de Saúde (Nusau) – (85) 3101.2860

 

Ascom – Sejus