Programa Brasil Alfabetizado visa erradicar o analfabetismo nas unidades prisionais

26 de janeiro de 2010 - 13:26

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), em parceria com a Coordenação Educacional do Sistema Prisional – da Secretaria de Educação (Seduc), realiza na terça-feira, 26 de janeiro, às 9 horas, no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), lançamento do programa Brasil Alfabetizado nas unidades prisionais do Ceará.
O programa,  de iniciativa do Ministério da Educação (MEC), busca colaborar para a  erradicação do analfabetismo em todo o território nacional. A implementação nas unidades prisionais do Ceará, visa promover a alfabetização dos privados de liberdade garantindo a educação como um direito de todos.

Vinte e um detentos com nível superior ou ensino médio completo, serão capacitados para atuar como monitores em suas respectivas unidades. No Ceará, serão contempladas com o programa: o IPPOO II, o Instituto Penal Professor Paulo Sarasate (IPPS), a Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), a Colônia Agropastoril do Amanari e o Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF).

Por ocasião do lançamento, os detentos escolhidos receberão o material didático a ser utilizado no treinamento, que será realizado durante toda esta semana, no IPPOO II. As aulas serão ministradas para 21 turmas, composta por 14 detentos – cada. A previsão é de que no início de fevereiro o curso tenha início,  estendendo-se até outubro de 2010. Os monitores receberão, mensalmente, remuneração no valor de R$ 250,00.

A iniciativa de desenvolvimento do programa no sistema carcerário do Ceará é fruto de uma parceria entre o MEC e o Governo do Estado, através da Sejus, da Seduc e da Prefeitura de Fortaleza.

Mais informações: Magnólia Costa – (85) 9996.4633

Ascom  – Sejus