Dia de festa no IPF celebra o Dia Internacional da Mulher

10 de março de 2010 - 15:41

Bolo, refrigerante, salgados, apresentações culturais, realização do concurso Rainha IPF 2010 e muitas homenagens marcaram as celebrações pelo Dia Internacional da Mulher no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), durante todo o dia 9 de março. A festa reforçou para as 327 internas da unidade, a importância de ser mulher, independente da condição de encarcerada. Ala a ala, o secretário Marcos Cals recebeu homenagens das internas. Já em tom de despedida, pois no fim do mês de março ele entrega a pasta.
 
 
A presidente do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher (CCDM), Hermenegilda Silva, destacou que este ano a data é marcada pelo centenário do Dia Internacional da Mulher. Se estivesse viva, Maria Bonita, companheira de Lampião, faria no dia 8 de março, 100 anos. A data foi marcada ainda pela criação da Coordenadoria Estadual de Políticas para Mulheres. “A Coordenadoria vem para identificar a demanda e garantir que nós possamos ter políticas públicas direcionadas para as mulheres”, disse Hermenegilda.
 
 
O secretário Marcos Cals ressaltou que a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres foi um importante passo conquistado. “Agora teremos um órgão executivo, já que o Conselho é mais consultivo. Com a Coordenadoria teremos mais ações em benefício das mulheres”. O secretário informou ainda, que propôs ao Departamento Nacional de Justiça (Depen) a realização de cursos de como: confeitaria, cabeleireiro, manicure, artesanato, culinária, dentre outros. Segundo ele, o objetivo é que as internas se profissionalizem em alguma área, para que tenha uma ocupação quando em liberdade.  

Cals anunciou também que ainda no mês de março começará a concorrência pública para construção de um abrigo público para os familiares que vão visitar as presas. A medida evitará que eles esperem a mercê do sol e da chuva. Além da construção de um alojamento para as agentes penitenciárias. Assumindo compromissos feitos anteriormente, ele anunciou reformas também no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS). A unidade será contemplada com uma guarita nova, um estacionamento e um abrigo com banheiro para as mulheres que vão visitar seus companheiros na unidade.

Dirigindo-se diretamente às internas, a Procuradora Geral da Justiça, Socorro França, começou sua fala dizendo para as 327 detentas, que o que Deus quer para nós é que sejamos felizes. “Quem de nós não pode cometer erros? Deslizes? Todos nós. Porque somos seres humanos. Mas, não podemos deixar de acreditar na vida. Se existe uma homenagem que me toca é esse momento, onde a gente divide dores, alegrias e solidariedade. Se as pessoas fossem solidárias teríamos um mundo muito melhor”, disse.

 
 
Ao receber um abraço de uma detenta, a Procuradora se emocionou. “Eu sei que muitas de vocês não tiveram a mesma sorte eu tive para lutar, mas se for da vontade de Deus, vou continuar lutando para que a gente tenha uma justiça mais humanizada, porque todos nós somos iguais”, declarou sem conseguir conter as lágrimas.

O grupo de bailarinos “Cristo, amor e doação”, de dança clássica, fez uma belíssima apresentação, emocionando as internas. Logo após foi realizado o concurso Rainha do IPF 2010. Cinco candidatas disputaram o título, mas a grande vencedora foi Talita Kely Barroso Simões, 22 anos. Ela tem 1,60 metros de altura e pesa 52 kg. Talita recebeu a faixa da rainha do IPF 2009. Em seguida as duas desfilaram juntas pela quadra Polivalente da unidade.

Participaram da solenidade, a Procuradora Geral da Justiça, Socorro França; o secretário da Justiça e Cidadania, Marcos Cals; o coordenador do Sistema Penitenciário, Bento Laurindo; a presidente do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher, Hermenegilda Silva; a coordenadora do Sistema Educacional do Sistema Penitenciário, Magnólia Costa; o coordenador da Pastoral Carcerária, Padre Marcos Passerine; o representante da 2ª Companhia de Polícia de Guarda (2ª CPG), major Isaías; além da diretora da unidade, Socorro Matias.

Ascom – Sejus