Advogados da Sejus passam por treinamento sobre uso do Sistema de Acompanhamento Jurídico

23 de junho de 2010 - 03:00

A Célula de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) está promovendo um treinamento sobre uso do Sistema de Acompanhamento Jurídico (SIAJ). A capacitação é voltada para os advogados da Sejus que estão lotados nas unidades prisionais. O objetivo é habilitar esses profissionais para um atendimento jurídico mais amplo, através do uso correto do sistema.

Observada a insuficiência de Defensores Públicos e advogados da Coordenadoria do Sistema Penal (Cosipe) para o atendimento das demandas da população carcerária, que representa hoje mais de 10 mil internos no Estado, essa formação busca habilitar os advogados da Sejus para o acesso e uso do SIAJ de forma a acelerar os processos.

De acordo com o CTIC hoje, devido à falta de informações, um preso chega a ser assistido no mesmo mês por diferentes defensores ou advogados da Cosipe, com isso os profissionais atendem a presos que já estão sendo assistidos por outros advogados. Dessa forma, a importância de disponibilizar o SIAJ para os advogados está na capacidade de agilidade dos processos de identificação dos presos que já estão sendo atendidos. Além disso, a assistência jurídica também passa a ser feita de forma urgente.

O conteúdo do curso que está sendo ministrado na Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (EGPR), localizada na sede da Sejus, versa sobre os cadastros, as consultas e os relatórios do sistema.  

 
As primeiras capacitações ocorreram nos dias 11 e 18 de junho. No dia 24 de junho será a vez da terceira turma de advogados acompanhar o treinamento. Além desses profissionais, os diretores das unidades também serão contemplados com o curso. A CTIC informou que para isso o calendário ainda está sendo definido.

Mais informações: Célula de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) – (85) 3101.2864.

 
 
Ascom – Sejus