Nusau realiza capacitação para colaboradores em Farmácia do Sistema Penitenciário

3 de agosto de 2010 - 03:00

Durante todas as terças-feiras do mês de agosto a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), através do Núcleo de Saúde (Nusau), realizará o I Curso de Capacitação para os colaboradores em Farmácia do Sistema Penitenciário do Estado do Ceara.

A formação que tem 38 profissionais inscritos, ocorrerá durante cinco terças-feiras seguidas, sendo ministrada em módulos semanais que ao final totalizarão 20 horas de capacitação. O curso voltado para os colaboradores que trabalham nas farmácias das Unidades Prisionais tem por objetivo a capacitação ou atualização desses profissionais para o bom desenvolvimento de suas atividades, gerando por meio da formação conhecimentos necessários para uma boa atuação.

O curso é fruto da percepção de que o atendimento em estabelecimentos de saúde do sistema  penitenciário exige que o profissional possua conhecimentos específicos para que o objetivo do restabelecimento da saúde seja alcançado.

As aulas nesse caso, propõem-se a: fornecer embasamento teórico da ação de diversos tipos de medicamentos mais utilizados em farmácia, as vias de administração, o esclarecimento para a utilização dos medicamentos quanto a posologia e algumas particularidades da administração; apresentar maneiras corretas de atendimento da prescrição médica, dentre outros.

 
 
 
 
 
A primeira formação ocorreu hoje (03) onde foram apresentados o cronograma e as atividades que serão desenvolvidas ao longo do mês. Para os próximos dias estão programadas atividades de: apresentação de medicamento, via de  administração, dispensação, uso racional de medicamento e correlatos, reações adversas,  interções medicamentosas, armazenamento, controle de estoque, sistema de distribuição de medicamentos.

O encerramento do curso está previsto para o dia 31 de agosto com a entrega dos certificados e avaliação do curso feita pelos alunos.

 
Serviço:
I Curso de Capacitação para os colaboradores em Farmácia do Sistema Penitenciário do Estado do Ceara.
Local: Escola de Gestão Penitenciaria e Ressocialização (EGPR)
Data: 03, 10, 17, 24, 31 de agosto de 2010
Informações: Núcleo de Saúde (Nusau) – (85) 3101.2860
 
 
 
Ascom – Sejus