Sala de vacinação virtual faz acompanhamento de detentos

17 de agosto de 2010 - 11:24

Internos das unidades prisionais do Estado do Ceará passarão a ter um acompanhamento das doses de vacinas aplicadas periodicamente pelo Núcleo de Saúde, através da sala de vacinação virtual. O projeto, uma realização da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e o Ministério da Saúde, irá gerar mensalmente boletins com o número de doses aplicadas nas unidades penitenciárias.

O acompanhamento das doses de vacinas já é feito pela Sesa nos 184 municípios do Estado. Nas unidades prisionais, as imunizações eram realizadas, contudo, não havia um controle do número de doses aplicadas. Com a implantação da sala de vacinação virtual, a Sejus passará a ter um melhor acompanhamento da imunização de seus internos. As informações mensais passadas pelas unidades, serão repassadas ao Ministério da Saúde.

“Com a sala de vacinação virtual nós vamos poder acompanhar, planejar e fortalecer as ações desenvolvidas em cada unidade”, destacou o coordenador do Núcleo de Saúde da Sejus, Francisco Pereira de Alencar.

 
 
Na segunda-feira, 16 de agosto, 38 enfermeiras e técnicas de enfermagem das unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza, do Hospital Otávio Lobo e do Instituto Psiquiátrico Stênio Gomes, passaram por um treinamento na Sejus, na Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, sobre a sala virtual da vacinação. O curso é ministrado por Maria Júlia Araújo Borges, técnica no NUPREV/GT, da imunização da Sesa e Jeane Leandro Dias, técnica do Nujas, da Sesa.

Ascom / Sejus