Seis cearenses tiveram seus pedidos de Anistia julgados em Natal

26 de agosto de 2010 - 12:20

Seis cearenses, ex-presos políticos durante a ditadura militar que vigorou no país de 1964 a 1985, tiveram seus pedidos de anistia e reparação econômica apreciados nesta quinta-feira, 26 de agosto, por ocasião da Caravana da Anistia a cidade de Natal-RN. Dentre os seis, estão Eusélio de Oliveira (pos mortem), conhecido  cineasta cearense e fundador da Casa Amarela (UFC); Gilvan Rocha, intelectual militante de esquerda, hoje filiado ao PSOL e Peixoto de Alencar, radialista demitido da Radio Dragão do Mar nos primeiros dias do golpe militar.

A comissão de Anistia, vinculada ao Ministério da Justiça, já anistiou e reparou cerca de 15.000 mil, brasileiros vítimas de vários tipos de perseguições políticas. Composta de 24 conselheiros, sem remuneração financeira, dela faz parte Mário Miranda de Albuquerque, presidente da Comissão de Anistia Wanda Sidou, órgão vinculado a Secretaria de Justiça e da  Cidadania do Ceará.

No sábado, 28 de agosto, completam 31 anos da Anistia Política. Para lembrar a data, anistiados políticos realizarão diversos atos em todo o Brasil. Serão encontros, palestras, exposições, exibição de filmes, dentre outros. O Ceará, como em todos os anos, também estará participando desse dia. Sábado, a partir das 10 horas, acontecerá na Casa José de Alencar, palestra sobre a situação atual do processo de anistia no Brasil. Em seguida, terá a tradicional confraternização, com almoço e música.

Serviço:
Avenida Washington Soares, 6055, Messejana.

Mais informações: (85) 3226.6468 – Associação / (85) 3101.4925 – Comissão de Anistia / (85) 3229.1898 – Casa José de Alencar