Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência – CRAVV

24 de setembro de 2010 - 03:00

O Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVV), é um Serviço pertencente à Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (SEJUS), inserido no âmbito da Coordenadoria da Cidadania (COCID), que tem por finalidade precípua proporcionar apoio, orientação e atendimento psicológico, social e jurídico às vítimas e familiares de vítimas de crimes violentos, instrumentalizando-as para o acesso à justiça, o resgate da cidadania e a efetivação dos direitos humanos.

O CRAVV se propõe a dar uma maior visibilidade às vítimas e suas demandas, contribuindo para a superação dos danos causados pela violência, e a colaborar com as ações governamentais de prevenção e enfrentamento à violência.

 
 
NOSSO PÚBLICO
 
Vítimas e familiares de vítimas adultas dos crimes violentos de homicídio, latrocínio, lesão corporal grave, estupro e tortura.
 
 
NOSSAS AÇÕES

– Prestar atendimento especializado (psicológico, social e jurídico) aos usuários que sofreram violação de direitos nos contextos dos crimes violentos.
– Mediar o acesso dos usuários às Instituições e Serviços Públicos, e fazer o acompanhamento dos casos encaminhados;
– Proporcionar atendimento de apoio psicossocial descentralizado (realizado ‘in loco’) aos que sofreram violação no contexto dos crimes violentos, através do Projeto CRAVV Itinerante.
– Dar suporte técnico especializado através dos serviços de psicologia, serviço social e assessoria jurídica, ao Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, por meio da realização de visitas, atendimentos e elaboração de relatórios/pareceres.  
– Realizar ações preventivas de enfrentamento à violência e promoção dos direitos humanos, através de oficinas socioeducativas, palestras, cine debate, outras.
– Executar o Projeto Balcão da Cidadania, que tem como objetivo principal contribuir para o fortalecimento das políticas públicas de garantia dos direitos humanos, através da realização de atividades de educação em direitos humanos voltadas para o empoderamento da população.
 
 
ATENDIMENTO AO USUÁRIO
 
Os atendimentos são sigilosos e realizados de maneira individual e/ou familiar, no formato de triagem, acolhimento, orientação e atendimentos especializados, por uma equipe interdisciplinar composta de psicóloga, assistente social e assessora jurídica.

____________________________________________________________________________________

O Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVV)

De segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Fones: (85) 31018858/ (85) 31015104
Endereço: Rua Tenente Benévolo, 1055 – Meireles, Fortaleza – Ce CEP: 60160-040
E-mail: cravv@sejus.ce.gov.br