Cárcere: Função e Limites é tema do Curso promovido pela Sejus e Copen

17 de novembro de 2010 - 18:19

O 1º Curso de Capacitação para os integrantes dos Conselhos da Comunidade instalados na capital e no interior do Estado tem início amanhã, ( 18.11.2010) e prossegue até sexta-feira, com aulas nos dois turnos, de 09 às 17 horas, para 60 participantes. A solenidade de abertura acontece às 09 horas com as palavras do Secretário da Justiça e Cidadania, Luiz Abreu Dantas e do Presidente do Conselho Penitenciário, César Augusto Coutinho. O Conselho Penitenciário do Estado do Ceará (Copen) vinculado à  Secretaria da Justiça  e Cidadania (Sejus) promovem o evento.

 

As atividades serão desenvolvidas na Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, na sede da Sejus, localizada na Rua Tenente Benévolo, 1055, Meireles. Na primeira palestra o Coordenador do Sistema Penal, Bento Laurindo, traz uma apresentação de como o Ceará está  inserido no atual contexto em relação à infraestrutura, população carcerária, tecnologia, trabalho de socialização/educação, assistência social/saúde, análise processual  e  aplicação de investimentos.

 

As informações em termos de Brasil ficam sob a responsabilidade do promotor da justiça e membro da Comissão de Criação e Fortalecimento de Conselhos da Comunidade do Ministério da Justiça, Haroldo Caetano da Silva e da advogada da Pastoral Carcerária do Estado de Goiás, Petra Sílvia Pfaller. As discussões estão reservadas para os debates após cada palestra. Além deste momento, no segundo dia (19.11.2010), os representantes dos Conselhos do Ceará fazem uma exposição das experiências dos seus municípios.
 

Para o presidente do Conselho Penitenciário, César Augusto Coutinho, o curso tem uma importância fundamental, pelo seu objetivo de capacitar os membros dos Conselhos, para que possam atuar de forma integrada, provocando intervenções participativas e dirigidas. “E mais: oferece os conhecimentos para a construção e desenvolvimento de políticas públicas adequadas, segundo as disposições da Lei de Execuções Penais (LEP), no que se refere à problemática das questões penitenciárias. Durante o curso teremos exposição dialogada, debates, apresentação de vídeos e leituras complementares sobre o Sistema Penitenciário”, conclui.

 

Programação:

Clique aqui para fazer o download da programação em PDF.

Informações: 31012859
Secretaria do Conselho Penitenciário: Ana Maria Bicho
 
 
Ascom – Sejus
17.11.2010