Saiu na imprensa: Posto de apoio é inaugurado

25 de março de 2011 - 03:00

“O comércio ilegal de pessoas é o segundo negócio mais rentável do tráfico. As mulheres são as principais vítimas. Nosso foco com é a prevenção”. O discurso é do delegado da Polícia Federal, Thomas Wlassak sobre a campanha nacional “Nesta luta, o inimigo pode estar mais perto do que você imagina”. O movimento vem reforçar a prevenção e o atendimento às vítimas de negociação e aliciamento, recrutadas no Brasil ou no Exterior para fins, principalmente, de exploração sexual.
 
Como parte da campanha, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), inaugurou, na manhã de ontem, o Posto Avançado de Atendimento Humanizado aos Migrantes. O posto está vinculado ao Escritório de Enfrentamento e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos e Proteção à Vítima do Ceará (EEPTSH).

Chefe da Delegacia de Imigração e representante da Interpol no Brasil, o delegado avisa que Goiânia é a cidade mais procurada pelos traficantes, mas que o Ceará está fortemente na rota internacional desse comércio. Para ele, uma das prioridades da campanha é orientar a população para a importância de conhecer riscos e denunciar suspeitos.

Dados da Secretaria Nacional da Justiça apontam para um crescimento no número de denúncias. Ano passado, foram registradas 511, contra 460 no ano anterior e 200 em 2008.

A secretária da Justiça, Mariana Lobo, lembra que a importância do posto está, principalmente, em oferecer apoio às vítimas e suas famílias, quando retornam da promessa frustrada. “Essas pessoas chegam cheias de traumas. Nossa proposta é de que elas encontrem apoio ainda no Aeroporto”.

Coordenadora da Pastoral do Migrante, Irmã Claudina Scapini adverte que a sociedade está diante do crescimento de um crime sobre o qual não se está acostumado a falar. “É preciso falar sobre ele porque as pessoas não o conhecem, não é comum se ouvir falar em tráfico de pessoas. Na Pastoral, esse é nosso papel: informar, principalmente, a juventude”.

O Posto funcionará todos os dias, das 8 às 17 horas, no Aeroporto Internacional Pinto Martins.
 
SAIBA MAIS 
 
Único no Brasil
O Escritório de Enfrentamento e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos e Proteção à Vítima do Ceará (EEPTSH-CE) é o único, no Brasil, a ter um Posto Avançado, como o inaugurado ontem no Aeroporto Internacional Pinto Martins. 
Maior exportador
O Brasil é o maior exportador de mulheres das Américas. Vítimas mais comuns têm entre 15 e 30 anos. 
 
Destinos do tráfico 
Os principais destinos das mulheres traficadas do Ceará são Espanha, Itália e Israel.
 
 
Jornal O Povo
Cotidiano
Dia 25.03.11