Música marca o encerramento da III Semana de Conscientização dos Direitos da Mulher Encarcerada

25 de março de 2011 - 03:00

O encerramento da III Semana de Conscientização dos Direitos da Mulher Encarcerada, realizada no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, foi marcado por muitas emoções. O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (25 de março) e contou com a presença de representantes das diversas instituições que firmaram parceria para a realização do mesmo.

A Semana contou com a participação de médicos, defensores públicos, enfermeiros, cabeleireiros, psicólogos e terapeutas ocupacionais, que contribuíram para o desenvolvimento do tema “Reconstruindo seu espaço na sociedade.” Todas as 464 internas estiveram presentes no encerramento, bem como autoridades e convidados.

A mesa foi composta por Analupe Araújo, Diretora do IPF; Mônica Damasceno, Diretora Adjunta do IPF; Dr. Augusto Câmara, Secretário Adjunto da Justiça e Cidadania; Padre Marco Passerini, da Pastoral Carcerária do Ceará; Emanuela Paiva, representando a Deputada Estadual Patrícia Saboya; Regina Moreira, da Coordenadoria Estadual de Políticas para a Mulher;  Wanha Rocha, Ouvidora da OAB/CE;  Dr. Pedro Pia de Freitas, representando o Juiz da Vara de Execuções Dr. Luis Bessa Neto; Major Praciano, Comandante da 2ª Guarda de Presídio e Magnólia Costa, Coordenadora Educacional do Sistema Penitenciário.

A grande atração da manhã foi a apresentação da Orquestra Filarmônica do Ceará, sob a regência do maestro Gladson Lima e participação de seus 45 músicos. A Orquestra iniciou seus trabalhos por volta das 10 horas da manhã tocando músicas animadas enquanto o maestro interagia com as internas. Um dos momentos mais agitados da apresentação foi quando a orquestra tocou sucessos de Luiz Gonzaga, onde elas interagiram com palmas e dança. Logo após, foi feito um momento de reflexão com a execução de músicas católicas, como a Oração de São Francisco, momento em que todas cantaram e muitas se emocionaram.

Antes de encerrar sua participação no evento, com a música “Maria Maria”, o maestro da Orquestra, Gladson Lima, expressou a sua alegria em participar daquele momento. “ O bom é quando a gente consegue ser feliz fazendo o outro feliz”, disse o maestro. Após a orquestra, as comemorações se seguiram com a apresentação da peça “As 3 Marias “, encenada por oito internas integrantes do grupo de teatro do IPF. Após a peça, a custodiada Cyntia Corvello, responsável pelo grupo, falou da alegria de poder trabalhar a arte com as outras internas e ressaltou que os momentos de ensaio fazem com que elas esqueçam um pouco da realidade em que vivem.

Ao final do evento, a Deputada Patrícia Saboya foi homenageada na pessoa de Emanuela Paiva, pela Diretora Analupe Araújo, que a presenteou com uma peça de artesanato feita pelas internas da Oficina de Artesanato do IPF. Em seguida, a homenageada foi a Secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, representada pelo Secretário Adjunto da Justiça e Cidadania, Dr. Augusto Câmara, que parabenizou a todas as internas e salientou a sua satisfação em estar participando daquele momento.

O evento foi encerrado com as palavras de Analupe Araújo, que falou da sua realização em trabalhar para o sistema penal do Ceará, em especial com detentos do sexo feminino. Salientou também que todo o seu esforço vem da vontade de trazer melhorias para suas internas. “ Tudo é feito por vocês e para vocês. Eu nunca vou cansar de lutar” , disse a diretora, que ao final recebeu uma homenagem das professoras da Escola do IPF e agradeceu a todos os parceiros que colaboraram para a realização desta semana de festividades.

Durante toda a semana, o IPF foi contemplado com atividades variadas realizadas por seus parceiros, que além de oferecerem o cunho festivo, promoveu momentos de reflexão, de beleza e de valorização da auto-estima para as detentas. O evento foi uma promoção da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e recebeu o apoio da Defensoria Pública do Estado do Ceará, da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, do Gabinete do Governador do Estado, da Casa Civil,  da Ouvidoria da OAB/CE, da Secretaria de Saúde de Aquiraz, da Associação dos Cabeleireiros e da Pastoral Carcerária.

Serviço:
Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa – (IPF)
BR 116, km 27, Aquiraz.