EEPTSH, órgão colegiado da Sejus, está sob nova supervisão

31 de março de 2011 - 03:00

O Escritório de Enfrentamento e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos e Assistência à Vítima (EEPTSH), órgão colegiado da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), tem nova coordenação a partir do dia 1º de abril. Assume a supervisão a advogada e professora universitária Andréia da Silva Costa, em razão de trabalhos de pesquisa que desenvolve desde 2005 junto à Sejus, quando defendeu a dissertação sobre “Tráfico de Seres Humanos”, para o mestrado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor).   
Professora do Curso de Direito da Faculdade Christ

us, ao longo dos últimos anos, a advogada focou seus estudos e nunca abandonou o tema, conferindo-lhe conhecimentos que respaldam as palestras e aulas em capacitações para cursos ministrados pela Polícia Federal, Universidades, Guarda Municipal e pesquisas para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

“Estou feliz ao assumir o Escritório no momento do lançamento de uma campanha estadual que visa trabalhar mais a questão da prevenção – informando a sociedade; articulando-se com a rede acadêmica e com as organizações governamentais e não governamentais; interiorizando o tema tráfico de pessoas em todo o estado; levando material educativo, de alerta e de divulgação sobre a espécie de crime e desenvolvendo pesquisa”, informa a nova coordenadora.  
Para iniciar a gestão, a advogada Andréia Costa projeta reuniões com a equipe técnica que tem por objetivo aprofundar o conhecimento sobre o tráfico de seres humanos sob diversas perspectivas como: exploração sexual, trabalho forçado, remoção de órgãos, dentre outras. Quanto ao Posto Avançado de Atendimento Humanizado aos Migrantes, localizado no Aeroporto Internacional Pinto Martins, explicou “é nossa sugestão que atenda não apenas brasileiros e brasileiras vítimas do tráfico, mas também as vítimas de contrabando de imigrantes e brasileiros deportados”. 
O Escritório de Enfrentamento e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos e Assistência à Vítima (EEPTSH) no estado do Ceará no início era apenas um projeto do Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime (UNODC) e da Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça. Hoje, é uma entidade vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará Sejus. Foi instituído em 2005 e, até novembro do mesmo ano, funcionava no prédio do Ministério Público de Fortaleza. Já, em dezembro de 2007, teve sua sede transferida para a Sejus. É considerado, no País, como um dos mais atuantes, sendo o único a possuir sede e Posto Avançado, o que o torna representante do Nordeste, nas políticas de combate ao tráfico de pessoas do Governo Federal. 
 
Denuncie – O Escritório de Enfrentamento e Prevenção ao Trafico de Seres Humanos e Proteção à Vitima do Ceará (EEPTSH-CE) funciona na Rua Tenente Benévolo, 1055 – Meirelles, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. O Posto Avançado de Atendimento Humanizado aos Migrantes funciona de segunda a domingo (a partir do dia 24/03), de 8h às 17h, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Informações: (85) 3101-2708 / 3454-2199.