Oito casais celebram o matrimônio no IPPOO I

31 de março de 2011 - 18:18

Uma cerimônia que marca a vida de muitas mulheres e homens aconteceu na manhã desta quinta-feira (dia 31 de março), no auditório do Instituto Prisional Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus). O evento, testemunhado por quase duzentas pessoas, foi motivo da alegria sonhada por oito casais, no interior da penitenciária. A unidade está localizada na Avenida Bernardo Manuel, nº 10.440, Itaperi, Fortaleza.   

Segundo o diretor adjunto do IPPOO I, Fábio Miranda, oito internos, que cumprem pena em regime semi-aberto, com namoradas fixas e outros que já tem família, desejavam oficializar o relacionamento e fizeram então uma proposta para uma cerimônia coletiva,  aceita pela direção da unidade. O grupo organizou todos os detalhes, inclusive a ida de um juiz de paz e do pastor Damião para celebração do civil e religioso. Cada casal teve o direito de receber quatro convidados. Entretanto, a comunidade evangélica interna da unidade também pode participar. 

Uma banda gospel animou a festa e após as confirmações do matrimônio foi servido um buffet para os convidados. “Depois da reabertura, em novembro de 2009, esse é o segundo ato coletivo na Unidade”, comenta o diretor Fábio. “A instituição do casamento é uma forma de colocar o interno no convívio social, visto que há o fortalecimento dos vínculos sociais, com a família e a união entre pai, mãe e filhos, assim como o da assistência religiosa, que é um direito garantido na Lei de Execuções Penais – LEP, conforme o artigo 24”, disse.