Sejus e Sesa fazem campanha de combate à dengue nas unidades prisionais

4 de abril de 2011 - 03:00

O Núcleo de Saúde (Nusau) da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará desenvolvem durante o período de 4 a 12 de abril de 2011 diversas ações de combate e prevenção à dengue dentro das unidades penitenciárias da Região Metropolitana de Fortaleza. O trabalho, que conta com momentos dinâmicos e interativos, abrange palestras educativas, exposição ao vivo do mosquito  e suas fases desde a larva até a forma adulta, além de maquetes simulando os possíveis focos da doença.

O Coordenador do Núcleo de Saúde, o médico Francisco Alencar, explica que, em virtude da situação atual da dengue no Estado com o número crescente de casos confirmados da doença e, tendo o ambiente prisional uma significativa concentração de pessoas, faz-se necessário passar informações para a população carcerária como forma de evitar o aparecimento de focos do mosquito. Dr. Alencar comenta ainda que outra abordagem das equipes de saúde será na apresentação dos sintomas da doença para garantir o rápido diagnóstico e pronto tratamento.

Com essa medida, as duas secretarias unem-se e cumprem as diretrizes do Governo do Estado na luta contra a dengue, em consonância com a Campanha Nacional do Ministério da Saúde “Dengue – se você agir, podemos evitar”. (Ministério da Saúde – Disque Saúde: 0800 61 1997 e/ou www.combatadengue.com.br).

Cronograma das Atividades nas Unidades Prisionais  

04.04.2011 – Hospital e Sanatório Otávio Lobo  
                      Casa de Privação Provisória de Liberdade I – Itaitinga

05.04.2011 – Instituto Psiquiátrico Gov. Stênio Gomes
                      Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I I – IPPOO I I

08.04.2011 – Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I – IPPOO I
                      Casa de Privação Provisória de Liberdade de Caucaia

12.04.2011 – Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa – IPF