Sejus lançará concurso público para Agentes Penitenciário do Ceará

12 de abril de 2011 - 15:10

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) informa que realizará novo concurso público para preenchimento de vagas para agentes penitenciários do Estado do Ceará. Ainda no primeiro semestre de 2011 o edital será lançado e disponibilizará 800 vagas para a função, sendo 640 

vagas para candidatos do sexo masculino e 160 para candidatas do sexo feminino

.  O número de vagas será distribuído pelas oito macrorregiões do Estado do Ceará.


Os candidatos deverão possuir nível médio completo ou curso profissionalizante de ensino médio (em instituições reconhecidas pelo MEC) e passarão por fases seletivas, entre elas as provas de conhecimentos gerais, exame médico, avaliação física e psicológica, além do curso de formação profissional. 

Os agentes asseguram um papel fundamental dentro do Sistema Penitenciário do Ceará. A eles cabe a segurança das unidades prisionais por meio da vigilância e custódia dos internos durante a execução da pena de prisão, contribuindo para a salvaguarda da sociedade e nas políticas de reintegração social do apenado. 
 
Os agentes penitenciários são regidos pelo regime jurídico estatutário, instituído pelo Lei Estadual 9.826, de 14 de maio de 1974. O vencimento básico inicial é de R$ 1.274,75 acrescido da Gratificação de Atividades Especiais e de Risco (Gaer) e adicional noturno podendo chegar a R$ 1.933,37. 

Em breve, a Sejus divulgará neste site novas notícias sobre este concurso.