Ceará é ouvido na CPI do Tráfico de Pessoas em Brasília??

9 de maio de 2011 - 03:00

A primeira audiência pública da CPI do Tráfico de Pessoas acontece nesta terça-feira (10 de maio), às 14h, na sala 02 da Ala Alexandre Costa – Anexo II, no Senado Federal em Brasília, e contará com as participações do coordenador de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Ministério da Justiça, Ricardo Rodrigues Lins; da coordenadora do Núcleo de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo, Anália Belisa Ribeiro; da coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – NETP, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará, Andréia da Silva Costa; da coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, Márcia Leite Prudente; e da representante da organização não governamental Só Direitos, Andreza do Socorro Pantoja de Oliveira Smith.
 
O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Ceará, NETP-CE, é vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) e é considerado como um dos mais atuantes no país, sendo o único a possuir sede e Posto Avançado o que o torna representante do Nordeste nas políticas de combate ao tráfico de pessoas do Governo Federal. O NETP-CE atua na apuração de denúncias vindas da sociedade civil, com investigação em parceria com as Polícias Civil e Federal, conseguindo muitas vezes resgatar as vítimas e prender os acusados de cárcere. sicólogos e assistentes sociais dão suporte ao trabalho junto às vítimas e familiares.  Os dados do NETP-CE apontam que, nos últimos três anos (2008 a 2010), 1.171 denúncias e mais de 530 atendimentos às vítimas cearenses foram realizados, o que faz com que o Ceará seja considerado pela Secretaria Nacional da Justiça uma referência para coibir o tráfico de pessoas.
Nesta audiência, Andréia Costa, coordenadora do núcleo, fará uma apresentação do trabalho desenvolvido no Ceará através de dados e apresentará também as propostas do Posto Avançado de Atendimento Humanizado aos Migrantes no Aeroporto Internacional Pinto Martins, reinaugurado no último mês de março.
Denuncie – O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Ceará (NETP-CE) funciona na Rua Tenente Benévolo, 1055 – Meirelles, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. O Posto Avançado de Atendimento Humanizado aos Migrantes funciona de segunda a domingo, de 8h às 17h, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Informações: (85) 3101-2708 / 3454-2199.