Quatrocentas crianças recebem cartilha elaborada por Ziraldo

13 de maio de 2011 - 03:00

Fortaleza foi a capital escolhida para sediar o lançamento nacional da campanha “Crianças – e Adolescentes – Primeiro! Defensores Públicos pelos direitos da criança e do adolescente que dá início às comemorações do Dia Nacional da Defensoria Pública – dia 19 de maio. A campanha visa democratizar as informações acerca dos serviços oferecidos pela Defensoria Pública e da função do Defensor Público, aliado a um trabalho de educação jurídica da população carente de recursos e de conhecimentos acerca de seus direitos e deveres perante a sociedade.
 
O lançamento da cartilha elaborada pelo cartunista Ziraldo, destaca os principais pontos de defesa de crianças e adolescentes aconteceu no útimo dia 12 de maio, no Centro de Atenção Integrada à Criança e do Adolescente Maria Felício Lopes, em Fortaleza. Ziraldo, acometido por dengue, está em repouso no Rio de Janeiro. 

 

Estas crianças e adolescentes – alunos do CAIC Dunas como é conhecida a escola – foram as primeiras no País a receber a cartilha elaborada pelo caricaturista e escritor Ziraldo. Presentes no lançamento, elas interagiram com as autoridades sobre os direitos da criança e se divertiram com 

400 crianças aplaudiram muito ao som animado dos integrantes de Os Bufões, espetáculo infantil do grupo Dona Zefinha de Itapipoca.
 
 
 
 

 
Para a secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Dra. Mariana Lobo, uma das intenções do Governo do Estado do Ceará é trabalhar na construção da cidadania com a implementação de programas em educação em direitos. “Esta é a segunda campanha que a Sejus realiza já em 2011 (a primeira foi um alerta ao tráfico de pessoas).  Apoiamos esta iniciativa porque acreditamos que um pequeno cidadão hoje, ciente de seus direitos, garantirá ao país um futuro mais justo e solidário”, destaca.
 
Entre elas estiveram presentes no lançamento: Carmen Silveira, Secretária Nacional de Promoção dos direitos da Criança e do Adolescente – Presidência da República; André Castro, Presidente da Associação Nacional do Defensores Públicos, Marcelo Vieira de Campos, Secretário da Reforma do Judiciário do Misnistério da Justiça, Francilene Gomes de Brito Bessa, Defensora Pública Geral do Estado, Tereza Cristina Almeida Ferreira, representante do Conselho Nacional de Segurança Pública, os deputados estaduais  Bethrose (Representante o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado e Presidente da Comissão da Infância e Juventude da Assembléia Legislativa), Lula Morais e Eliane Novaes, o deputado federal Artur Bruno,  além de Nicolau Lupianhes Neto, representando a ministra Eliana Calmon – Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça, Hélia Barbosa, Representante da Defensoria Pública Geral da Bahia e Coordenadora do Núcleo da Infância;  Érika Albuquerque, Coordenadora das Defensorias Públicas da Infância e Juventude do Ceará; Ismênio Bezerra, Coordenador de Políticas Públicas da Juventude – Gabinete do Governador; Adriano Leite, Secretário de Direitos Humanos – Coordenadoria da Criança e do Adolescente da PMF.
 
A Campanha Crianças – e Adolescentes – Primeiro! Defensores Públicos pelos direitos das crianças e dos adolescentes é uma parceria da ANADEP com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, com o apoio da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça e do Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais.