Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas em debate no município de Tianguá

23 de maio de 2011 - 03:00

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) através do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP-CE) realiza nos dias 24 e 25 de maio de 2011, uma capacitação para os profissionais do município de Tianguá, com um seminário sobre “Tráfico de Pessoas – Prevenção e Enfrentamento no Estado do Ceará”, abordando ações, que visam, principalmente, a conscientização da sociedade e dos órgãos públicos, como forma de evitar no crime.

O treinamento foi solicitado à Sejus pela prefeitura municipal devido à carência de dados, sobre o assunto, apresentada pelas secretarias da saúde, da educação e da assistência social. As palestras serão ministradas por uma equipe do NETP, no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, Rua Vereador Raimundo Lima s/n Centro. A ação deve-se ao fato do município de Tianguá estar inserido numa área de fronteira com o Piauí e ser área de passagem das pessoas que transitam, pelo triângulo, envolvendo os estados do Piauí, Pará e Maranhão.

Para o Núcleo, uma cidade cortada por rodovia federal recebe muito fluxo de caminhoneiros, por este motivo a preocupação com a exploração sexual, prioritariamente, em relação às crianças e adolescentes. Daí, a necessidade de um acompanhamento e atuação mais próximos dos órgãos públicos, juntamente com a sociedade civil. A fim de preparar, tecnicamente, com mais informações para o enfrentamento do problema e promover operações adequadas a uma realidade local, é que serão treinados professores, enfermeiros, policiais civis e militares e representantes das associações de moradores e do Conselho Tutelar.

Programação

Segundo a coordenadora do NETP-CE, Andréia Costa, a importância do evento consiste no início do processo de interiorização da política de enfrentamento ao tráfico de pessoas. “Com as atividades que estamos desenvolvendo no Estado já nos deparamos com a possibilidade de começar uma articulação da rede intermunicipal, para uma futura instalação de Postos, conforme o moldelo legal, do existente no Aeroporto Internacional Pinto Martins”. Sobre o evento em Tianguá, Andréia explica que na programação consta a exibição de um documentário “Eldorado Docudrama sobre o Tráfico de Pessoas”, as dinâmicas de grupos e palestras envolvendo conceitos, finalidades, características, legislações, redes de assistência, perfil das vítimas e dos aliciadores, entre outros pontos, além de uma plenária com debates.

Serrinha

Em conjunto com o Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVV), órgão colegiado da Sejus, o Núcleo participará no dia 30 de maio, de uma manhã de palestras e debates no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no bairro Serrinha, em Fortaleza. Estarão presentes integrantes do Programa Pró-Jovem, do Grupo Raízes da Cidadania e servidores do CRAS.

Ascom – Sejus
23.05.2011