Sejus participa de Conferência Internacional sobre Tráfico de Pessoas em Brasília

24 de maio de 2011 - 03:00

 

O Estado do Ceará participa da Conferência “Promovendo Parcerias Transnacionais: Prevenção e Resposta ao Tráfico de Seres Humanos do Brasil para os Estados Membros da União Européia” , representado por Andréia Costa, supervisora do Núcleo de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas – NETP-CE, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus). O evento acontecerá em Brasília, nos dias 25 e 26 de maio de 2011, no Sonesta Hotel. O International Centre for Migration Policy Development e a União Européia promovem a Conferência. 
Segundo a supervisora do NEPT, os objetivos do encontro são promover o intercâmbio de informações e discutir as possibilidades de cooperação entre países sobre o tráfico de pessoas. O secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão, participa também da abertura da Conferência. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o tráfico de seres humanos aparece em terceiro lugar, depois do tráfico de drogas e de armas, como a forma de crime organizado que movimenta o maior volume de recursos no mundo.
Denuncie – O Núcleo de Enfrentamento e Prevenção ao Trafico de Seres Humanos e Proteção à Vitima do Ceará (NETSH-CE) funciona na Rua Tenente Benévolo, 1055 – Meirelles, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. O Posto Avançado de Atendimento Humanizado aos Migrantes funciona de segunda a domingo (a partir do dia 24/03), de 8h às 17h, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Informações: (85) 3101-2708 / 3454-2199.
 
Vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, o NETSH é considerado no País como um dos mais atuantes, sendo o único a possuir sede e Posto Avançado o que o torna representante do Nordeste, nas políticas de combate ao tráfico de pessoas do Governo Federal. Atua na apuração de denúncias vindas da sociedade civil, com investigação em parceria com as Polícias Civil e Federal, conseguindo muitas vezes resgatar as vítimas e prender os acusados de cárcere. Psicólogos e assistentes sociais dão suporte ao trabalho junto às vítimas e familiares. O Ceará é considerado pela Secretaria Nacional da Justiça uma referência no trabalho para coibir o tráfico de pessoas. 
Audiência – Integrantes da Coordenadoria de Cidadania da Secretaria da Justiça e Cidadania e membros do Núcleo de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas – NETP foram convidados para participar das comemorações pela passagem do Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que ocorrerá durante a Audiência Pública da Assembléia Legislativa, no dia 24 de maio de 2011, às 14 horas, no auditório do Complexo das Comissões Técnicas da AL.